A Federação inglesa de futebol (FA) pondera abrir um inquérito para investigar os cânticos antissemitas dirigidos pelos adeptos do West Ham aos do Tottenham durante o derby de Londres, neste domingo, em White Hart Lane, que os spurs venceram por 3-1, avançam a BBC e a Sky Sports.

Segundo os relatos dos media, um setor dos adeptos visitantes cantou diversos temas provocatórios, em alusão às facadas que adeptos do Tottenham receberam em Roma, na passada quinta-feira, quando foram agredidos por ultras da Lazio: antes e durane o jogo pôde ouvir-se «Podemos esfaquear-vos todas as semanas», «Viva a Lazio» e slogans alusivos a Paolo di Canio, antiga estrela do West Ham e da Lazio, conhecido pelas sua posições antissemitas.

Outro aspecto polémico do comportamento dos adeptos do West Ham terá sido, segundo os jornalistas presentes no estádio, a imitação do ruído de uma fuga de gás, alusiva às câmaras de gás utilizadas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Os ruídos eram acompanhados pelo cântico «Adolf Hitler vem buscar-vos», em alusão à predominância da comunidade judaica de Londres entre os adeptos dos «spurs».

No final do jogo, tanto André Villas-Boas como o treinador do West Ham, Sam Allardyce, procuraram desvalorizar o sucedido, garantindo que não se tinham apercebido da maior pqarte dos incidentes.