Mais um caso de racismo no futebol, agora na Holanda, em jogo dos quartos de final da taça, entre o AZ Alkmaar e o Den Bosch, que esteve quase a ser interrompido, pelos cânticos de uma claque dirigidos ao norte-americano Jozy Altidore.

O AZ goleou a equipa da II Divisão por 5-0 e segue para as meias-finais, mas o jogo ficou manchado pelos cânticos racistas dos adeptos do Den Bosch que quase levaram o árbitro a interromper a partida ainda na primeira parte. Foi o próprio Altidore que intercedeu junto do árbitro e que lhe pediu que deixasse o jogo prosseguir.

Cada vez que Altidore pegava na bola, os adeptos do Den Bosch imitavam sons de macaco. Uma atitude repudiada por Earnie Stewart, diretor do AZ, através da sua conta de Twitter. «É terrivelmente triste para nós, envolvidos no futebol e amantes do jogo, que isso possa ocorrer na Holanda. Você ouve isso e se pergunta o que diabos está a acontecer», escreveu o dirigente.

O jogo acabou mesmo por ser interrompido já perto do final, quando os adeptos começaram a atirar bolas de neve aos árbitros auxiliares, mas o AZ Alkmaar acabou por vencer de forma tranquila, por 5-0, e Altidore até marcou um dos golos, na transformação de uma grande penalidade.

Veja o golo de Altidore: