O pedido de desculpas de Cardozo corresponde à reintegração do jogador no clube, ele que estava impedido de frequentar o Centro de Treinos do Seixal e o Estádio da Luz, mas não é definitivo em relação ao futuro do avançado.

A permanência de Cardozo no Benfica não é decisiva.

De acordo com o que foi possível saber, Cardozo regressa esta quinta-feira aos treinos, mas para já vai trabalhar à parte: o Benfica vai atribuir-lhe um preparador-físico e o jogador vai iniciar um plano de recuperação da forma física.

O avançado, recorde-se, tem estado limitado a trabalho de ginásio por conta própria, o que é manifestamente pouco para um jogador de alta competição.

«Para já Cardozo tem de adquirir forma física. Depois vemos o que acontece, mas importante para já é ele não ficar parado», referiu ao Maisfutebol o empresário Pedro Aldave.

Por isso a prioridade é fazer com que Cardozo não continue parado.

Mas isso não quer dizer por definição que Cardozo vai ser opção para a época encarnada: mantém-se sobre a mesa a possibilidade de transferir o jogador se até 2 de setembro surgir uma proposta que agrade à direção encarnada.

Recorde-se que o próprio Cardozo deixou a porta de saída aberta na entrevista à Benfica TV. «Vamos esperar e ver o que passa, está nas mãos do presidente», referiu.

O próprio representante não é conclusivo. «Para já volta a treinar no Seixal.»

Como é público, Cardozo estava proibido de entrar nas instalações do clube da Luz, mas como não saiu para outro emblema, teria sempre, ao fim de 24 dias, o direito de voltar a trabalhar.

É esse o prazo estabelecido pelo Contrato Coletivo de Trabalho dos jogadores profissionais.

O número 5 do artigo 15º do capítulo II refere: «A suspensão do trabalho não pode exceder, por cada infracção, 24 dias e, em cada época, o total de 60 dias.»

A imprensa desportiva deu conta que o Tacuara recebeu a nota de culpa do processo disciplinar no dia em que chegou a Lisboa, 17 julho.

Ora a fazer fé nessa informação, o paraguaio teria o direito de treinar nas instalações do Benfica até ao final desta semana.

É esse direito que o pedido de desculpas tornou mais óbvio. O que não quer dizer que o jogador tenha a permanência no plantel garantida.

Leia também:

Cardozo pediu desculpa e volta a treinar esta quinta-feira