Carla Couto é a futebolista portuguesa com mais internacionalizações. Com 36 anos, a futebolista lusa já vestiu a camisola das quinas por 129 vezes, mais duas que Luís Figo. Apesar da experiência, Carla Couto admite que ainda treme quando ouve o hino nacional.

«Quando me estreei, em 1993, estava mesmo muito nervosa, mas ainda no último jogo, quando estava ouvir o hino, a perna continuava a bater e a tremer da mesma forma que há 17 anos. Por isso, não é isso que me move. É bom, claro, mas não faz de mim uma pessoa diferente», afirmou Carla Couto em declarações à Agência Lusa.

A atleta do 1.º Dezembro encontra-se neste momento a com a selecção no Algarve a disputar a Algarve Cup. Sem metas definidas a avançada afirma que enquanto for útil vai continuar a vestir a camisola nacional.

«Espero jogar até amanhã», brincou Carla Couto. «É uma situação que vou pensado ano a ano. Enquanto tiver capacidade e sentir que sou útil vou continuar», afirmou. «Chegar aos 150? Era engraçado mas não sei se sou capaz. Quando sair, saio com orgulho com aquilo que já fiz», acrescentou.

A seleccionadora nacional, Mónica Jorge, fala da atleta como uma «peça importante na recepção às jogadoras mais novas» e compara-a mesmo à atleta brasileira Marta, vencedora do prémio FIFA nos últimos cinco anos. «Não me parece que vá existir outra Carla Couto nos próximos anos. O que Marta é para o futebol brasileiro, a Carla Couto é para os portugueses».