Carlos Eduardo, o novo menino-bonito do FC Porto, vai reencontrar o Sporting depois de ter assistido ao clássico para o campeonato a partir do banco de suplentes. Curiosamente, o médio brasileiro estreou-se em Portugal num jogo da Taça da Liga frente aos leões.

Proveniente do Grémio Barueri (ou Prudente, como chegou a ser conhecido), Carlos Eduardo chegou a Portugal em dezembro de 2010. Em janeiro do ano seguinte, realizou o primeiro jogo oficial pelo Estoril perante o adversário deste domingo.

No Estoril estava já Jefferson, seu antigo companheiro de equipa no Brasil. O lateral esquerdo tinha chegado ao clube da Linha no início da temporada.

Jefferson também passou ao lado do clássico do Estádio do Dragão, neste caso devido a lesão. Será então um duelo entre amigos no arranque da fase de grupos da Taça da Liga 2013/14.

O defesa representa agora o Sporting mas estava do outro lado da barricada a 29 de janeiro de 2011. O Estoril, então na Liga de Honra e a reforçar a parceira de sucesso com a Traffic, não tinha hipóteses de apuramento para as meias-finais da competição mas garantiu um triunfo na receção aos leões.

Abel inaugurou a contagem ao quarto minuto de jogo, Alex Afonso fez o empate pouco depois. 1-1 para o Estoril após uma grande penalidade cometida por Nuno André Coelho.

Com Vagner a brilhar na baliza, Steven Vitória e Jefferson a transmitir segurança defensiva e Luís Leal e provocar desequilíbrios no ataque, a equipa do segundo escalão conseguiu mesmo surpreender o Sporting.

O técnico Vinícius Eutrópio lançou o jovem Carlos Eduardo – que já orientara no Brasil – ao minuto 62 e o atual jogador do FC Porto conferiu outra mobilidade atacante ao Estoril. A um quarto-de-hora do final, o guarda-redes Tiago foi expulso após uma grande penalidade cometida sobre Luís Leal.

Rui Patrício entrou em campo mas não conseguiu travar o remate certeiro de Vinícius Reche. O Sporting tentou, sem sucesso, inverter a situação. Já perto do final, Carlos Eduardo teve uma oportunidade clara para fazer o 3-1. Atirou ao lado.

O Estoril venceu mas ficou pelo caminho. Os leões seguiram para as meias-finais, a caminho de um desaire frente ao Benfica (1-2).

Carlos Eduardo iniciou o seu processo de crescimento em Portugal e Jefferson regressou ao Brasil no final da temporada. Voltaria ao clube da Linha em 2012, desta vez para marcar posição na Liga e garantir a transferência para o Sporting. Neste domingo, haverá confronto entre velhos conhecidos em Alvalade.