Carlos Mané, a novidade de Leonardo Jardim na convocatória para o jogo com o Rio Ave, é mais um «produto» puro da Academia dos leões. O jovem avançado de dezanove anos, que recentemente renovou o seu contrato até 2018, está na clube há onze anos, desde os sete, e tem passado por todos os escalões de formação até que, agora, chegou à equipa principal.

Leonardo Jardim chama Carlos Mané mais dezoito

Nasceu a 11 de março de 1994, em Lisboa, filhos de pais guineenses e aos sete já jogava de leão ao peito, nas escolinhas do clube de Alvalade. Ganhou rapidamente o rótulo de «jogador promissor», destacando-se desde cedo como avançado ou como extremo. A partir dos sub-15 passou a internacional e, já nos juniores, foi campeão nacional em 2011/12, destacando-se como figura da equipa, apesar de ser um dos mais novos.

Carlos Mané renovou contrato até 2018

Há dois anos deu nas vistas a nível internacional, com os muitos golos que marcou na já extinta «Next Generation Series». Na última temporada, fez a sua estreia como jogador profissional, na equipa B, a 18 de dezembro de 2012, quando substituiu Jorge Chula no empate com D. Aves (2-2). Marcou o primeiro de três golos na II Liga em janeiro de 2013, na derrota diante do Belenenses no Estádio do Restelo (1-2).

Já esta temporada, voltou a integrar a equipa B e foi um dos jogadores que renovou contrato sob a direção de Bruno de Carvalho, estendendo a sua ligação ao clube por mais cinco anos, até 2018, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.