O F.C. Porto emitiu, esta sexta-feira, um comunicado no seu site oficial a demonstrar a sua solidariedade para com o filho de Carlos Martins, o Gustavo. É mais uma equipa portuguesa a colocar-se ao lado do futebolista. Os dragões apelaram a que «todos façam testes» e deixaram os contactos de três centros de Histocompatibilidade do país.

Também a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) anunciou, nesta sexta-feira, o apoio ao futebolista através de um comunicado na página oficial do organismo. «Os dirigentes e jogadores da Federação Portuguesa de Rugby não ficaram indiferentes à onda de solidariedade que se formou para ajudar o filho de Carlos Martins a superar o drama que está a viver. A Comunidade do Rugby Nacional voluntariou-se para apoiar esta causa e integrar o sistema do Registo Nacional de Dadores. O Rugby é desporto que, para além da alegria e prazer que dá a quem o pratica, favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, como a solidariedade, a disciplina, a camaradagem, o rigor, o espírito de equipa, facilitando a inclusão e a realização pessoal», refere o comunicado.

Estes são mais exemplos da campanha que o mundo do futebol encetou para este caso. Sporting de Braga e Portimonense, por exemplo, passaram das palavras aos actos.

Médico explica situação clínica do filho de Carlos Martins

O apelo de Cristiano Ronaldo, após o jogo com a Bósnia

Em comunicado, os minhotos anunciaram que o plantel vai «fazer uma recolha de sangue, na próxima semana.(...) O papel que cabe a cada profissional deste clube não se esgota no mediatismo inerente ao futebol, às conquistas, aos jogos, aos momentos de glória e fama. Nada tem sentido se a responsabilidade e a gratidão pelo valor maior que é a vida não estiver presente em tudo que se faz ou se diz», explica o comunicado.

Do lado dos algarvios, será feita «uma colheita de células progenitoras periféricas». Após a operação, os jogadores passarão a fazer parte do Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea. Os dois clubes apelam os seus sócios e simpatizantes a terem o mesmo gesto.

Benfica e Sporting também apoiam Martins»

Em conferência de imprensa, o Benfica, clube ao qual ainda pertence Carlos Martins, mostrou-se solidário pela voz de Jorge Jesus. «Nós no Benfica, equipa técnica, jogadores, toda a gente, estamos disponíveis para sair em defesa do Gustavo e participar em todas as iniciativas que possam ajudá-lo e gostaríamos também que todas as pessoas o possam fazer», disse o treinador.

O Sporting, clube onde o médio se formou, já tinha deixou um comunicado, incitando os sportinguistas a inscreverem-se em sites dos centros de histocompatibilidade, «numa acção que ultrapassa as fronteiras do futebol», segundo o comunicado no site oficial dos leões.

Além destes clubes, também o Sindicato de Jogadores (SJFP) manifestou, em comunicado, total apoio ao seu associado, apelando à «família do futebol para que se mobilize». O SJPF convocou todos os capitães de equipa e o presidente Joaquim Evangelista, na qualidade de membro do FIFRO Divisão Europa, desafiando todos os seus colegas europeus a associarem-se à iniciativa.

Nas redes sociais, a página Facebook: «Vamos ajudar o Gustavo» conta mais de 100 mil seguidores, e inúmeras mensagens de apoio a cada minuto, ou perguntas para saber onde proceder a recolha de sangue.

[artigo actualizado]