O Irão caiu nos quartos de final da Taça da Ásia após ceder frente ao Iraque, num jogo onde houve de tudo: seis golos, uma expulsão, 10 cartões amarelos, prolongamento e 17 penalties.

O tempo regulamentar acabou com o empate a uma bola e com o Irão reduzido a 10. Azmoun inaugurou o marcador a favor da equipa de Queiroz, aos 24 minutos; Pooladi foi expulso aos 43, por acumulação de amarelos. Na segunda parte, Yasin restabeleceu a igualdade e ditou o prolongamento.

Com mais 30 minutos para jogar, a partida esteve renhida: aos 93, Mahmoud colocou o Iraque na frente; aos 103 Pouraliganji fez o 2-2; aos 116, na conversão de um castigo máximo, Dawood voltou a colocar o Iraque na frente; três minutos depois, Ghoochannejhad levou o jogo para as grandes penalidades.

Nos penalties o Iraque levou a melhor, mas só depois de marcados 16. Hajsafi e Abdulameer falharam os primeiros, para cada equipa, depois só Amiri não acertou na baliza. Após os primeiros 10 tudo na mesma: empate a quatro. Só na marcação do 15.º é que Amiri falhou. E com a possibilidade de qualificar o Iraque, Shakir não tremeu: 6-7.

Nas meias-finais, a formação iraquiana vai defrontar a Coreia do Sul.

Quem também já está nas quatro melhores equipas é a Austrália, que ainda não sabe se vai jogar frente ao Japão ou aos Emirados Árabes Unidos.