A Casa das Selecções, em Almargem do Bispo, vai começar a ser edificada no primeiro trimestre de 2008, informa esta sexta-feira a agência LUSA, de acordo com entrevista a Luís Duque, vereador para as obras municipais da Câmara Municipal de Sintra (CMS).
O projecto, cujo contrato-programa original data já de 2001, sofreu vários atrasos, em especial por se terem encontrado vestígios arqueológicos em 30 por cento dos terrenos inicialmente destinados e foi necessário a aquisição de terrenos a proprietários privados por parte da CMS para recuperar esses 10 hectares.
«Estes atrasos são mais do que justificáveis. Tivemos de negociar muito terreno», afirmou Luís Duque lembrando que a negociação envolveu «pessoas que sabem de antemão» o destino dos terrenos: «Foi um processo complicado, que obrigou a várias aprovações camarárias e a respeitar uma série de trâmites legais. Não é a mesma coisa que uma negociação entre privados.»
Em entrevista à LUSA, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, congratulou-se que, «para já, os terrenos foram terraplanados e algumas coisas foram feitas» e Luís Duque confirmou que as obras «nunca pararam».
O vereador frisou que «tendo em contas os prazos, os incidentes que existiram, o volume da obra que já foi feita e a tramitação a que isto tudo obedece, não se poderia ter andado muito mais depressa».
Mas ainda faltam coisas essenciais. Como a aprovação do contrato-programa assinado entre a FPF e a CMS, ainda na presidência de Edite Estrela (em Novembro de 2001) e complementado já pelo actual presidente da autarquia, Fernando Seara (em Março de 2005).
«Este contrato-programa (um acordo que já de si levou algum tempo a elaborar) envolve compromissos concretos de ordem financeira entre as duas entidades. Recentemente, a Câmara informou-nos de que a execução completa do contrato-programa está dependente do visto prévio a emitir pelo Tribunal de Contas», explicou Madaíl.