Um momento emocionante. Na antevisão do jogo frente à Inglaterra, Iker Casillas, guarda-redes e capitão da selecção espanhola, rompeu em lágrimas depois de a Federação espanhola lhe ter dedicado um vídeo surpresa lembrando os seus melhores momentos. Casillas passa a entrar ainda mais na história do futebol espanhol, ao completar a 126º internacionalização, igualando o recorde de Zubizarreta.

«Não costumo falar das coisas antes que aconteçam. Sei que o momento do recorde vai chegar, e, olhando para trás, vejo o caminho percorrido, os títulos conseguidos e também os dias em que passamos mal», disse na conferência de imprensa: «E lembro-me de companheiros como Luis Enrique, Guardiola, Abelardo, Raúl, Michel Salgado ou Morientes. Agora não estão, excepto Raúl, que continua a jogar muito bem, mas são grandes referências. Vejo-me com a mesma ilusão e quero trazer mais. Creio que nos últimos três anos conseguimos coisas bonitas para o país», prosseguiu.

A defesa mais importante da carreira

Iker Casillas começou a sua aventura com a Roja a 3 de Junho de 2000, num particular frente à Grécia. Seguiram-se 11 anos de altos e baixos desportivos, grandes defesas, um campeonato da Europa e um Mundial. Questionado sobre a sua melhor defesa, Casillas escolheu a que foi decisiva frente À Holanda, no último Mundial. «A defesa ao remate de Robben é a mais recordada. Não foi nada fora do normal, mas aquele instante demorou muito. Orgulho-me muito daquele momento», explicou.

Com os grandes talentos que batem à porta da selecção principal, Casillas prevê um futuro risonho e adverte : «Estamos conscientes de ter levado a Selecção ao nível mais alto. É uma evidência, embora não o digamos. Estamos muito contentes e prestamos homenagem a quem um dia apostou nos jovens. Há ¿cantera¿ para continuar assim.»

Casillas recordou a primeira vez que jogou em Wembley. Ainda foi no velho estádio : «Conheci o antigo estádio e foi um momento especial. Comecei aqui com os sub-15. Jogava com os iniciados, em campos de terra. Senti-me privilegiado.»

Veja o vídeo homenagem com Casillas emocionado :