Dick Pound, presidente da Agência Mundial de Antidopagem (AMA), afirmou esta quinta-feira que o seu homólogo da União Ciclista Internacional (UCI) foi o responsável pela fuga de informação que desencadeou o caso em torno do ciclista Lance Armstrong, acusado de doping no Tour de 1999 pelo jornal francês L¿Equipe.
«É evidente: Hein Verbruggen disse-nos que ele próprio tinha mostrado todos (seis) os formulários (dos controlos anti-doping) de Lance Armstrong ao jornalista do L¿Equipe e inclusivamente cedido uma cópia de pelo menos um processo», afirmou Pound em conferência de imprensa.
A UCI voltou a rejeitar as declarações de Pound, tal como já o tinha feita num comunicado emitido a 9 de Setembro. «O jornalista em questão (do diário francês) veio à UCI sob falso pretexto e com autorização de Armstrong. Saiu de cá com apenas uma cópia de um documento» afirmou um porta-voz da UCI, salientado que «os restantes documentos» terão sido obtidos de outra forma.
Recorde-se que a 23 de Agosto o L¿Equipe publicou uma investigação que revelava que no Tour de 99, seis amostras de doze que mostravam a presença de uma substância proibida (eritropeitina), pertenciam a Lance Armstrong.