A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga enviou um questionário a árbitros, assistentes, observadores e delegados sobre as prendas e lembranças oferecidas pelos diversos clubes. O Maisfutebol confirmou que as respostas já foram dadas.

Recorde-se que, nesta quarta-feira, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, esteve a ser ouvido na sede do organismo sobre o mesmo tema, na sequência de um processo aberto pelo Conselho de Disciplina da Federação após denúncia pública de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, sobre as caixas oferecidas pelo Benfica.

No questionário enviado pela Comissão de Instrução e Inquéritos havia uma pergunta diretamente relacionada com as ofertas do Benfica, embora fosse pedido a árbitros e demais agentes a discriminação de lembranças de todos os clubes.

O Maisfutebol confirmou junto da A Associação Portuguesa de Árbitro de Futebol (APAF) que os seus membros - 143 pessoas - já responderam às questões. Foram auscultados 24 árbitros, 48 assistentes, 12 árbitros estagiários, 24 assistentes estagiários e 35 observadores, para além de delegados da Liga, que não estão inseridos nesta entidade.

Garantindo que cada um «escreveu o que entendeu», José Fontela Gomes - presidente da APAF – não quis comentar a alegada existência de uma minuta enviada aos seus membros para servir de referência para as respostas.

De acordo com a rádio TSF, essa minuta existe e os inquiridos responderam que todos os clubes oferecem lembranças, sem abordar diretamente as alegadas caixas do Benfica. Uma informação que o Maisfutebol não conseguiu confirmar.

O caso seguirá os transmites normais, esperando-se uma clarificação das posições assumidas pelas partes.

[mais informações dentro de momentos]