Por entre a insistente saudade de um Portugal distante demais, os quatro portugueses do CFR Cluj só encontram motivos para estarem satisfeitos na Roménia. Venerados pelos sócios e tratados como verdadeiras estrelas pelos dirigentes, todos estão certos de terem feito a melhor opção para as suas carreiras. A dificuldade de adaptação foi consciensiosamente contornada na forma como se apoiaram mutuamente e nem a gastronomia portuguesa tem sido posta de parte. A culpada é a mãe de Cadu.
«É um espectáculo ter sempre dez ou doze pessoas à mesa em todas refeições. Ainda por cima quando a mãe do Cadu, que tem sido a nossa cozinheira de serviço, nos serve a comidinha portuguesa de que tanto gostamos», atira Pedro Oliveira que, ainda assim, não se conforma com a falta de um restaurante lusitano nas redondezas. «Às vezes sabe bem comer fora de casa, mas aqui o que temos de mais parecido é um restaurante de um amigo espanhol. Não é tão bom, mas vai servindo», atira por entre uma gargalhada.
Mesmo considerando que Cluj é uma cidade pobre, Pedro Oliveira garante que os atletas portugueses vivem em excelentes condições, até porque os prédios onde habitam foram construídos propositadamente para eles. «É verdade, eles construíram um prédio de raiz só para nós e as nossas famílias. Estamos todos em apartamentos T2 novinhos em folha e não nos falta nada», confidencia, embora lembre que nenhum deles está lá de férias.
«Eles estão a dar-nos todas estas condições, mas exigem muito trabalho. Penso que é isso que lhes temos dado.»
Um clube a preparar-se para a Europa
Com a chegada do magnata e investidor Arpad Paszkanyi ao CFR Cluj, o clube abandonou a sua condição eminentemente amadora e tornou-se uma instituição ambiciosa e extremamente profissional. Os resultados desportivos são cada vez melhores e as infra-estruturas existentes, nomeadamente o estádio, estão a ser alvo de profundas remodelações, como explica Pedro Oliveira.
«Já temos um novo relvado e em Outubro a nova bancada, que leva sete mil pessoas, vai estar pronta. Para o próximo campeonato, já jogaremos num estádio completamente novo, com lotação para 20.000 pessoas, de forma a que os jogos das competições europeias se realizem lá», concretiza.