O Benfica partiu esta noite rumo a Moçambique, com Fernando Chalana ao leme da equipa técnica, para participar no Torneio «Encontro de Gigantes» que vai assinalar os cinquenta anos do Costa do Sol, o antigo Benfica de Lourenço Marques. Além do clube da Luz e do aniversariante, vão ainda participar o Ferroviário de Maputo, o actual campeão de Moçambique e líder da actual edição do Moçambola, e ainda o Petro Atlético de Luanda, de Angola.
O programa da comitiva encarnada começa na quinta-feira de manhã com uma deslocação à Escola Portuguesa de Maputo e à Escola Secundária Josina Machel, onde os jogadores vão participar numa sessão de autógrafos. Na parte da tarde do mesmo dia, está prevista uma nova sessão de autógrafos, desta feita num complexo comercial da capital moçambicana. Ainda na quinta-feira, Luís Filipe Vieira vai dar uma palestra sobre o «desenvolvimento patrimonial sustentado». Eusébio também vai participar nas muitas iniciativas previstas com destaque para o lançamento do projecto Escola de Jogadores Eusébio nos bairros Polana Caniço e Alto Moé.
O torneio propriamente dito começa a 12 de Maio com o jogo entre o Ferroviário de Maputo e o Petro de Luanda, logo seguido pelo Benfica-Costa do Sol. No dia seguinte, os vencidos disputam o terceiro lugar, enquanto os vencedores jogam a final do torneio.
O Benfica partiu para Moçambique sem os habituais internacionais, mas reforçado com Manu, Fonte, Zé Rui e Artur Futre, jogadores que têm vínculo ao clube da Luz, mas que estiveram emprestados a outros clubes na temporada que agora acabou (ver lista completa dos convocados no link lateral).