A chama olímpica de Londres 2012 foi acesa, esta quinta-feira, na cidade grega de Olímpia, cenário dos Jogos Olímpicos da antiguidade. Fará agora um longo percurso até à capital inglesa, onde ficará a arder no Estádio Olímpico durante a competição.

A cerimónia decorreu no Templo de Hera e recriou os rituais da Grécia antiga. A tocha foi acesa com recurso a um espelho parabólico pela atriz Ino Menegaki. Manda a tradição que seja assim, uma vez que a chama olímpica pretende representar a pureza, vindo diretamente do sol.

Conta a BBC que a chama se apagou por breves instantes, mas foi reacendida e a cerimónia prosseguiu. A atriz que representou a «alta sacerdotisa» grega acendeu a tocha de Londres, empunhada pelo primeiro atleta encarregue de transportar a tocha: Spyros Gianniotis, campeão mundial de natação de nacionalidade grega nascido em Liverpool.

A tocha irá atravessar a Grécia durante uma semana, passando por locais simbólicos como a Acrópole e chegando a 17 de Maio ao Estádio Olímpico de Atenas, onde em 1896 ocorreu a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna.

A viagem em Inglaterra terá a duração de 70 dias e vão ser percorridos 12.875 quilómetros até Londres, sendo que a sua chegada está prevista para 19 de maio. A 27 de julho estará na capital inglesa para a cerimónia de abertura dos Jogos 2012.