Lyon e Schalke, os outros adversários do Benfica no grupo B, proporcionaram no Gerland um duelo entre equipas em crise nos respectivos campeonatos. E ficou bem patente que a crise dos alemães é mais profunda do que a dos franceses. Ocupando a cauda do pelotão na Bundesliga, a equipa de Felix Magath foi batida (1-0) por um golo de Michel Bastos e voltou a não rentabilizar a dupla-maravilha, formada por Raúl e Huntelaar.

Ainda assim, foram do Schalke as primeiras oportunidades, com Jones a errar o alvo por duas vezes, e o guarda-redes Lloris a brilhar, negando o golo a Farfan. Mas a defesa do Schalke continua a ser uma fonte de erros e, aos 21 minutos, Neuer foi batido na primeira situação de perigo criada pelo Lyon. Após um mau atraso de cabeça de Moritz, Michel Bastos antecipou-se e picou a bola sobre o guarda-redes, com o alemão Howedes, sobre a linha, a dar o último toque, confirmando o golo.

Já depois de Lloris voltar a ser brilhante, negando o golo a um tiro de Moritz, a noite negra de Howedes prosseguiu com um vermelho directo, por jogo violento sobre Briand (38 m). O defesa alemão fica assim fora de opção para o jogo com o Benfica em Gelsenkirchen, dentro de duas semanas.

A partir deste lance, o Lyon passou a ter controlo total da partida, e na segunda parte, com a subida de rendimento de Lisandro, esteve por várias vezes perto do segundo golo, proporcionando a Manuel Neuer oportunidade para mostrar a sua classe.

LYON: Lloris; Réveillère, Diakhaté, Lovren e Kolodziejczak; Toulalan, Gourcuff (Makoun, 87) e Pjanic; Briand, Lisandro e Michel Bastos (Pied, 72).

SCHALKE: Neuer; Moritz, Howedes, Plestan e Sarpei (Schmitz, 75); Jones (Kluge, 70), Rakitic e Deac (Matip, 44); Farfan, Huntelaar e Raúl.

Marcador: Michel Bastos (21 m).