A viver um dos melhores ciclos da sua história, desde a chegada de Diego Simeone, o At. Madrid recuperou o estatuto de terceiro grande de Espanha, cometendo a proeza de discutir ombro a ombro o domínio de Real Madrid e Barcelona nas últimas temporadas. O ressurgimento traduz-se em bons desempenhos na Liga dos Campeões, com a chegada à final em 2014, e a eliminação tangencial nos quartos de final época passada, perante o Real Madrid.

Mesmo tendo perdido para o Barça uma das suas grandes referências, o turco Arda Turan, a equipa de Simeone mantém os patamares de ambição e assume-se como claro favorito a um dos dois lugares de acesso aos oitavos de final. Caso não haja mais mexidas de mercado até 1 de setembro, o sorteio vai permitir o regresso à Luz de três antigos jogadores do Benfica (Oblak, Tiago e Siqueira) e também o reencontro com adversários recentes como Oliver Torres e Jackson Martinez.

A equipa estreou-se na Liga espanhola com uma vitória tangencial sobre o Las Palmas (1-0), e tem pela frente, até ao arranque da fase de grupos, dois jogos especialmente exigentes: na segunda jornada (já este domingo) visita o Sevilha e na terceira, a 12 de setembro, recebe o Barcelona.

Melhor prestação na prova: finalista vencido em 1974 e 2014

Na prova como: entrada direta como terceiro classificado de Espanha

Principais entradas: Jackson Martinez (FC Porto), Savic (Fiorentina), Ferreira-Carrasco (Mónaco), Vietto (Villarreal) e Filipe Luís (Chelsea)

Principais saídas: Arda Turan (Barcelona), Mandzukic (Juventus), Alderweireld (Tottenham), Mario Suarez (Fiorentina), Raúl Jimenez (Benfica), Miranda (Inter), Insúa (Estugarda)

Treinador: Diego Simeone

Plantel

Calendário

At. Madrid e Benfica nunca se defrontaram em jogos oficiais para as provas da UEFA