Olhando para o que o sorteio reservou às equipas portuguesas, não restam dúvidas de que o Sporting ficou com a tarefa mais espinhosa, num grupo com dois campeões europeus (um dos quais o Real, atual detentor do troféu) qualquer deles candidato natural às fases mais adiantadas da prova – e que, como tal, praticamente dispensam apresentações.

Os leões já se cruzaram por quatro vezes com o Real, em provas da UEFA, e nas duas visitas a Alvalade, os merengues nunca conseguiram vencer. O duplo confronto marcará também o reencontro de Sporting e Cristiano Ronaldo, algo que já tinha acontecido quando o capitão da seleção portuguesa representava o Manchester United, em 2007/08.

No que se refere ao Borussia Dortmund, não há registo de embates oficiais com os leões, mas há a memória recente do cruzamento com o FC Porto na época passada, para a Liga Europa, e que se saldou em duas vitórias alemãs. Reforçado com o internacional português Raphael Guerreiro, o Dortmund parte para esta temporada com o duplo objetivo de ir longe na Champions e de tentar dar luta ao Bayern na discussão do título alemão.

Refira-se, como curiosidade, que o Real Madrid nunca falhou a passagem na fase de grupos em todas as participações na Liga dos Campeões. Já o Dortmund, a última vez que tal aconteceu foi na temporada 2011/12.

A completar o grupo, o Sporting vai reencontrar um conhecido, o Legia Varsóvia, que já defrontou precisamente na temporada 2011/12, ano em que os leões chegaram às meias-finais da Liga Europa. Os polacos estão a viver um início de época atribulado, com a saída do técnico russo Stanislav Cherchesov, que foi nomeado selecionador do seu país e substituído pelo albanês Besnik Hasi.

Tendo começado a temporada muito cedo, o Legia passou por três eliminatórias até regressar à fase de grupos, 21 anos depois. Mas este desfecho, visto como uma proeza, não apaga a instabilidade na frente doméstica, onde a equipa – que conta com ocupa um dececionante 12º lugar ao fim de seis jornadas. Do plantel do Legia fazem parte, entre outros, os internacionais Pazdan e Jodlowieck, que defrontaram a seleção portuguesa – e vários jogadores do Sporting – nos quartos de final do Euro 2016.

REAL MADRID

Como se qualificou: Campeão europeu em título (acesso direto, pote 1)

Ranking UEFA 2017: 1

Melhor desempenho na LC: Campeão em 11 ocasiões, a última das quais em 2015/16

Presenças na LC: 47

Plantel: Confira aqui

Treinador: Zinedine Zidane

Jogos nesta temporada: 1 vitória na Supertaça Europeia; 1 vitória na Liga (Veja o calendário)

Confrontos diretos: 4 J, 1 V, 1 E, 2 D

1994/95 (Taça UEFA): Real Madrid-Sporting, 1-0; Sporting-Real Madrid, 2-1

2000/01 (L. Campeões): Sporting-Real Madrid, 2-2; Real Madrid-Sporting, 4-0

BORUSSIA DORTMUND

Como se qualificou: 2º classificado na Bundesliga (acesso direto, pote 2)

Ranking UEFA 2017: 7º

Melhor desempenho na LC: Campeão (em 1996/97)

Presenças na LC: 14

Plantel: Confira aqui

Treinador: Thomas Tuchel

Jogos nesta temporada: 1 derrota na Supertaça, 1 vitória na Taça (veja o calendário)

Confrontos diretos: Não há

LEGIA VARSÓVIA

Como se qualificou: campeão da Polónia, afastou o Zrinjski (Bósnia) na 2ª pré-eliminatória (1-1 e 2-0), o Trencin (Eslováquia) na 3ª pré-eliminatória (1-0 e 0-0) e o Dundalk (Irlanda) no play-off (2-0 e 1-1).

Ranking UEFA 2017: 78º

Melhor desempenho na LC/TCE: semifinalista em 1969/70

Presenças na LC/TCE: 6

Plantel: Confira aqui

Treinador: Besnik Hasi (Albânia, 44 anos).

Jogos nesta temporada: 3 vitórias e 3 empates na Liga dos Campeões, 1 derrota na Supertaça, 1 derrota na Taça, 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas na Liga (Veja o calendário)

Confrontos diretos: 2 J; 1 V; 1 E

Liga Europa (2011/12): Sporting-Legia, 1-0; Legia-Sporting, 2-2