Asier Del Horno Cosgaya, natural de Baracaldo, no País Basco, é o jogador escolhido por José Mourinho para reforçar o lado esquerdo da defesa. Nascido a 19 de Janeiro de 1981 (24 anos), é internacional espanhol e um dos nomes mais sonantes do Athletic Bilbao, para além de se ter afirmado nesta temporada como um dos mais sérios valores do futebol do país vizinho.
Observado há mais de seis meses pelos «blues», Del Horno terá ganho a corrida a jogadores como Dedé, Jankulowski ou mesmo Kaladze, nomes que tinham vindo a ser anunciados pela imprensa britânica. Os valores da transferência poderão alcançar os 17 milhões de euros e o jogador assina por quatro anos, reforçando um dos sectores em que Mourinho tem sentido mais carências, dada a lesão de Wayne Bridge e a adaptação nem sempre feliz de William Gallas.
A notícia surge com fontes inglesas a confirmarem a negociação, mas também através de Espanha, embora por parte do clube de Bilbao não haja qualquer comentário, dado o habitual comportamento sigiloso exercido pelos seus dirigentes.
Mourinho avisou, recentemente, que na sua «lista de compras» existem três necessidades tendo em vista a próxima época: lateral-esquerdo, agora preenchido por Del Horno; médio, que poderá ser o francês Michael Essien (Lyon) ou mesmo os portugueses João Alves e Manuel Fernandes; e um avançado, não estando posta de parte a hipótese de vir a encontrar nova solução em Portugal, sendo praticamente certa a saída de Kezman.