O Beijing Guoan, equipa orientada pélo técnico português Jaime Pacheco, venceu o já campeão chinês, o Guangzhou Evergrande, por 1-0, assegurando o terceiro lugar na Superliga da China em futebol.

Em jogo da última jornada da época, disputado sob uma chuva fria, no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim, dezenas de milhares de adeptos do Beijing Guoan, com cachecóis, camisolas e blusões verdes (a cor do clube) esperaram até ao fim pela vitória.

O único golo do encontro, após várias oportunidades desperdiçadas pelos avançados do Beijing Guoan, foi marcado já no periodo de descontos, pelo médio Zhang Xizhe.

Com este resultado, a equipa de Jaime Pacheco ficou isolada no terceiro lugar com 48 pontos, menos seis do que o segundo, o Jiangsu, e a 10 do campeão, o Guangzhou Evergrande, que revalidou o título alcançado em 2011.

O Dalian Shide, equipa orientada pelo técnico português Nelo Vingada, perdeu em casa por 3-0 frente ao Guizhou, terminando no 14.º lugar, colado à zona de despromoção.

O Dalian Shide desceu duas lugares na tabela, fechando o campeonato com 34 pontos, mais quatro e mais oito do que os dois últimos (o Xangai Shenxin e o Henan, respetivamente), que descem de divisão.

Nelo Vingada começou a orientar o Dalian Shide no verão de 2011, quando a equipa corria o risco de despromoção.

Sob a direção do técnico português, o Dalian Shide evitou a descida de divisão, mas esta época continuou com dificuldades e só na penúltima jornada, no passado fim de semana, garantiu a permanência na Superliga.

A Superliga chinesa, disputada por 16 equipas, decorre entre março e novembro.