O escultor José Coelho vai inspirar-se nas chuteiras de Luís Figo para criar o troféu do Torneio Internacional Infantil da Pontinha - Torneio Luís Figo. José Coelho é um artista com fortes ligações ao futebol, tendo ficado conhecido por ser o criador da escultura «Guerreiro de Nuremberga, o mundo a seus pés», dedicada da Luiz Felipe Scolari, e pela criação de uma escultura dedicada a José Torres que foi leiloada pela federação.
O internacional português, que dá o nome à competição, vai dar também as chuteiras, que depois serão replicadas em bronze, com uma chapa em cobre gravada com um movimento do jogador na última internacionalização, frente à França, e um autógrafo do mesmo. As chuteiras serão enviadas ainda durante esta semana para José Coelho, para que este possa começar a trabalhar na criação do troféu o mais rapidamente possível.
A obra foi encomendada pelo Clube Atlético da Pontinha (por onde Luís Figo passou e que por isso lhe dá o nome) durante a cerimónia de entrega da escultura dedicada ao seleccionador português. «São oportunidades que me deixam orgulhoso, porque me deixam trazer para a escultura, mas também para o desporto, estas novas técnicas artísticas», referiu José Coelho em declarações à Agência Lusa. O Torneio Internacional Infantil da Pontinha, refira-se, pretende ser uma espécie de Liga dos Campeões do futebol infantil, sendo disputado este ano por Atlético da Pontinha, Benfica, Sporting, FC Porto, Barcelona, PSV Eindhoven, Chelsea e Inter Milão.