O ciclista espanhol Alberto Contador foi nesta segunda-feira condenado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a dois anos de suspensão pelo controlo antidoping positivo, por clembuterol, na Volta a França de 2010.

Contador justificou ter sido vítima de uma contaminação alimentar durante a prova em França. A argumentação tinha sido aceite pela Federação espanhola, que o ilibou, mas a Federação internacional e a Agência Mundial antidopagem tinham recorrido para o TAS, que o castigou agora com uma suspensão, de toda actividade, durante dois anos e a perda da camisola amarela conquistada no Tour 2010 e no Giro 2011, bem como de todos os outros títulos conquistados neste período, num total de 11.

A suspensão tem efeitos retroactivos e Contador poderá voltar a competir em Agosto de 2012, falhando assim a participação na edição deste ano da Volta a França, bem como os Jogos Olímpicos de Londres.

O espanhol tinha previsto correr a Volta ao Algarve de 15 a 19 de Fevereiro. Não vai assim poder competir na prova portuguesa, que venceu em 2009 e 2010.