Vítor Gamito pretende participar na próxima Volta a Portugal em bicicleta, sendo que na altura terá 44 anos, idade que completa em abril de 2014.

Vencedor da prova em 2000, e segundo classificado em quatro ocasiões, Gamito teve de interromper a carreira em 2004, devido a um problema cardíaco detetado num exame de rotina. «Quero fazer uma despedida digna e condigna do ciclismo de estrada, aquela que me foi impedida há 9 anos», justificou, em mensagem publicada no «Facebook».

Considerado «inapto para a prática da modalidade», Gamito tornou-se depois diretor desportivo da Riberalves-Gold Nutrition e mais tarde responsável pela comunicação da Riberalves-Boavista. Nos últimos anos decidiu-se à prática do BTT, participando em mais de cem eventos. Agora quer mais, como ele próprio diz.

«Quero testar os limites do meu corpo. Físicos e psíquicos! Existem provas de BTT fisicamente mais exigentes que uma Volta a Portugal, mas o nível competitivo, a pressão e o stresse de uma Volta estão muito acima de qualquer aventura em BTT que possa vir a fazer! Quero demonstrar, a todos os que dizem que já estão velhos para fazer o que quer que seja, que havendo força de vontade, dedicação e determinação, a idade não é impedimento para atingirmos os nossos objetivos. Na próxima Volta a Portugal estarei com 44 anos! Quero voltar a sentir o carinho do público, dos amigos, dos fãs, sentir a emoção e a adrenalina das chegadas, das subidas, dos contra-relógios», escreveu Gamito.

O antigo vencedor da Volta a Portugal pretende ainda dar a conhecer a preparação de um ciclista para a prova-rainha do calendário nacional, como os treinos ou os cuidados com a alimentação. «Nada a esconder», promete.

Gamito garante que os resultados dos exames médicos «têm sido impecáveis», e por isso acredita estar em condições de competir, embora falte ainda obter a indispensável licença desportiva. Isso e arranjar uma equipa interessada nos seus serviços, claro. Mas para já fica o aviso: Gamito quer participar na 76ª edição da Volta a Portugal.