Terceiro título consecutivo de campeão mundial de contrarrelógio para o alemão Tony Martin. Entre os portugueses a competir em Florença, Nelson Oliveira foi o melhor, na 15ª posição.

Foram 56,8 km de contrarrelógio, com a medalha de ouro a ser entregue ao alemão Tony Martin que venceu Fabian Cancellara (Suíça) e Bradley Wiggins (Grã-Bretanha), dois fortes candidatos. Martin demorou 1 hora e seis minutos a completar o percurso.

Com este tri, o ciclista de 28 anos da Omega Pharma-Quick Step prova que é o mais forte contrarrelogista da atualidade. Wiggins, campeão olímpico, ficou a 46,09 segundos do alemão e Cancellara, tetracampeão mundial, a 48,34 segundos.

Em competição estavam dois ciclistas portugueses. Nelson Oliveira ficou no 15º lugar a 3 minutos e 14 segundos de Martin.

A classificação do português constitui a melhor marca de sempre de Portugal em Mundiais da especialidade. O ciclista da RadioShack chegou a ter, durante 20 minutos, o melhor tempo, o que lhe valeu sentar-se na poltrona respeitante ao vencedor, o chamado «hot seat».

Tiago Machado foi dos primeiros a partir e ficou em 39º, com mais 5 minutos e 28 segundos do que o vencedor.