Tarde de glória para a Efapel e, muito particularmente, para Filipe Cardoso na Volta a Portugal. O ciclista, longe de ser um trepador, foi o primeiro a cortar a meta na Senhora da Graça. Joni Brandão, colega de equipa, foi o segundo e Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) o terceiro, mantendo a camisola amarela. 

A imagem mais forte do dia está estampada no rosto de sofrimento de Filipe Cardoso. Na derradeira subida, o rolador/sprinter da Efapel entrou com mais de dois minutos de vantagem sobre o grupo dos favoritos (cerca de 20 ciclistas) e depois foi uma luta contra o relógio. 

Atrás, o trabalho da W52 e da LA-Antarte fez a seleção final. Sobreviveram só os mais fortes. À frente, Filipe Cardoso perdeu toda a vantagem mas, num derradeiro esgar de esforço, foi capaz de puxar a bicicleta à frente e inscrever a conquista da Senhora da Graça no seu palmarés individual. 

Logo a seguir, com o mesmo tempo do vencedor, chegaram Joni Brandão e Gustavo Veloso. O espanhol provou novamente estar muito forte. É o grande favorito ao triunfo na Volta-2015 e tem agora 17 segundos de vantagem sobre o colega Delio Fernandez na geral. 

Classificação geral:

1. Gustavo Veloso (ESP), W52-Quinta da Lixa, 19h01m18s
2. Delio Fernández (ESP), W52-Quinta da Lixa, a 17s
3. Jóni Brandão (POR), Efapel, a 35s
4. Amaro Antunes (POR), LA-Antarte, a 45s
5. Alejandro Marque (ESP), Efapel, a 55s
6. Ricardo Vilela (POR), Caja Rural, a 1.01m
7. António Carvalho (POR), W52-Quinta da Lixa, a 1.09m
8. Hernâni Broco (POR), LA-Antarte, a 1.14m
9. João Benta (POR), Louletano, a 1.24m
10. Daniel Silva (POR), Rádio Popular-Boavista, a 1.30m

[artigo atualizado]