O francês Thibaut Pinot venceu a décima nona etapa da Volta a Espanha, 154,4 quilómetros entre Lleida e Andorra, com chegada ao Col de La Rabassa. O ciclista da Groupama FDJ atacou a 12 quilómetros da meta, juntou-se ao grupo de Quintana e Kruijswijk, ao qual se juntou mais tarde o líder Simon Yates. Pinot e Yates conseguiram destacar-se dos outros dois elementos e o francês acabou por ganhar a etapa.

Pinot (Groupama-FDJ) venceu a etapa a frente do líder Simon Yates (Mitchelton-Scott) e Steven Kruijswijk (LottoNL-Jumbo), segundo e terceiro da etapa, respetivamente. A grande derrotada do dia foi a Movistar Team, mais concretamente Alejandro Valverde e Nairo Quintana, que chegaram com atraso de 1.22 e 1.49 minutos, respetivamente.

A classificação geral sofreu alterações. O líder continua a ser Simon Yates, seguido de Valverde, agora com um atraso de 1.38 minutos e Kruijswijk subiu ao terceiro lugar por troca com Enric Mas.

Neste sábado a chegada é em Coll de la Gallina. Santuario de Canolich, uma subida de categoria especial, mas procedida de três subidas de primeira categoria, uma de segunda e uma de terceira. Uma etapa decisiva para o desfecho da Volta a Espanha 2018.