O italiano Riccardo Stacchiotti, da Mstina Focus, venceu esta quinta-feira a primeira etapa da Volta a Portugal ao «sprint», no final de uma ligação de 191,8 quilómetros entre Alcácer do Sal e Albufeira. Rafael Reis, que na véspera venceu o prólogo, manteve a camisola amarela.

Numa tirada disputada sob temperaturas a rondar os quarenta graus, Stacchiotti gastou o tempo de 5:14.43 horas, impondo-se na ponta final aos portugueses Luís Mendonça (Aviludo-Louletano) e César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), segundo e terceiro, respetivamente.

Vencedor do prólogo na quarta-feira, Rafael Reis (Caja Rural) terminou a etapa integrado no pelotão, com o mesmo tempo do primeiro, e, assim, conservou a camisola amarela, mantendo dois segundos de avanço sobre Martingil.

Uma primeira etapa também marcada pela primeira desistência: Joaquim Silva, companheiro do camisola amarela, abandonou a prova ao quilómetro 125, ao que tudo indica, devido a um golpe de calor (insolação).

Esta sexta-feira, disputa-se a segunda etapa, por sinal a mais longa da 80ª edição, que vai ligar Beja a Portalegre, numa extensão de 203,6 quilómetros.