Rui Costa considerou que a etapa desta segunda-feira foi «a mais dura» da Volta a França com mais quedas a marcarem a 10ª tirada do Tour. O ciclista português não se esqueceu de desejar assim a recuperação de Tiago Machado dando ao mesmo tempo os parabéns ao compatriota português pela «valentia».

Num «dia difícil» como este, Rui Costa considera no seu diário do Tour que esta «foi a etapa mais dura da Volta a França» e que «o tempo, mais uma vez, não ajudou em nada». «Pelo contrário, com a estrada molhada temos o nosso trabalho dificultado e mais perigo. Quando se fala em perigo, fala-se em quedas e elas voltaram a acontecer. Infelizmente elas afetaram muitos corredores, entre eles o Tiago e Contador», escreve.

«Ao meu compatriota Tiago Machado quero desejar rápidas melhoras», diz o campeão do mundo frisando que o ciclista da NetApp-Endura «fez um esforço gigante para terminar a etapa, mesmo depois daquela terrível queda». «De qualquer forma, envio os meus parabéns pela sua valentia e pelo bom Tour que está a fazer e desejo que recupere rápido», reafirmou Rui Costa estendendo as melhoras a Alberto Contador.

Rui Costa queria ter.se sentido mais forte e, «embora esteja melhor», continua «com algumas dores e a pedalar incómodo». «Mesmo assim», o ciclista da Lampre diz-se «satisfeito com o resultado de hoje». «Cortei a meta em 13.º lugar a 1:06s de Níbali e estou em 9.º na classificação geral com 3:58s de atraso. O italiano mostrou que é o que está em melhor forma nesta altura e vai ser difícil alguém conseguir tirar-lhe a amarela», considera.