A decisão da União Ciclista Internacional (UCI) de arquivar o inquérito de Chris Froome devido a um controlo positivo ao broncodilatador Salbutamol, não foi vista por todos com bons olhos e os efeitos já se fizeram sentir aquando a apresentação da equipa no Tour.

No evento desta quinta-feira em Roche-sur-Yon, ouviram-se apupos e assobios durante a apresentação da Sky, apesar de o francês Romain Bardet ter pedido respeito para com o ciclista e a equipa.

A própria UCI pediu aos adeptos que respeitem a decisão e garantam condições de segurança para o ciclista.

Apesar da reação negativa, Froome, quatro vezes vencedor da Volta à França, mostrou-se calmo e prometeu dar o tudo por tudo para vencer a prova de novo.

O colombiano Nairo Quintana (Movistar) considerou desagradáveis as assobiadelas, mas referiu que às vezes «colhe-se o que se semeia».

«Ser assobiado pelo público nunca é agradável, mas às vezes colhe-se o que se semeia», disse Quintana.

Também o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) comentou as assobiadelas, reconhecendo que era algo que todos sabiam que podia acontecer, depois de as autoridades terem arquivado um processo por doping e permitido a participação de Froome no Tour.

«É uma pena que estas coisas aconteçam, mas todos estavam conscientes de isso poderia suceder. Amanhã [sábado]começa a prova e é disso que devemos falar. É preciso falar de ciclismo e não de coisas antidesportivas», afirmou.