Muitos projetos, horizontes ampliados, uma vida por descobrir. Alejandro Díaz é um homem «realizado e feliz». Viaja por todo o mundo, sustentado em «inúmeras ideias» e «pessoas por conquistar».

Licenciado em Comércio Empresarial, o ex-jogador do F.C. Porto mantém a ligação ao futebol, «através de uma firma de agenciamento e algumas parcerias», mas tem desbravado outras áreas. Alejandro Díaz não encaixa no estereótipo do ex-futebolista acomodado e errante. Longe disso.

A pintura, por exemplo, está presente «desde sempre» na sua vida. «Tinha algum talento, mas só desde o fim da carreira de futebolista, em 2005, me passei a dedicar a essa paixão. Tenho vários quadros pintados (pode ver alguns na galeria associada). É uma terapia fabulosa, liberta-me a mente. É a minha catarse.»

Três épocas e 9 minutos no FC Porto: «Dei tudo!»

Mais recente é a incursão pela Sétima Arte. Alejandro Díaz produziu dois filmes no Uruguai e admite ir ainda mais longe. «Para já isso está em stand-by. Foram experiências incríveis e no futuro terei, com certeza, tempo para voltar a essa aventura no cinema. Encaro-o como um mundo alternativo. Um dia gostava de realizar a minha própria história de vida.»

Falta falar da moda. O antigo defesa central está ligado a uma agência, organiza e participa em vários eventos, sempre rodeado de mulheres bonitas. As fotos associadas podem comprová-lo.

De qualquer forma, o maior tesouro é outro. «O meu filho é o meu herói. Passo imenso tempo com ele e gostava de levá-lo ao Estádio do Dragão um dia. Sou um homem de família, apesar de ser obrigado a viajar constantemente.»

Embaixador de uma ONG: tudo pelo Meio Ambiente

Após o falhanço no F.C. Porto, Alejandro Díaz jogou seis temporadas no Uruguai (Defensor, Rentistas e Central Español), passou pela China (Qingdao Jonoon) e acabou a jogar nos Minnesota Thunder, dos EUA.

Somou 34 internacionalizações pelas várias seleções do Uruguai e já foi diretor desportivo do Platges del Calvia.

Atualmente colabora com o Governo do Equador, através de uma ONG chamada Yasuní-ITT. «O objetivo deles é criar condições para proteger o meio ambiente, a fauna e flora nesse país. Tenho dois projetos desportivos para ajudar esta iniciativa: o Jogo das Estrelas e o 6K. O ambiente é uma responsabilidade de todos e com o futebol podemos chamar a atenção de milhões de pessoas.»

Alejandro Díaz está interessado em convidar o F.C. Porto para este projeto. E planeia visitar o clube. «Seria fantástico contar com o apoio do clube e talvez organizar um Jogo das Estrelas em Portugal.»

O novo projeto de Alejandro Díaz: