O dinheiro não é tudo na vida, muito menos no futebol. Mas dá uma ajuda, uma boa ajuda. Por isso, na projecção do Clássico de domingo no Dragão, vale a pena olhar para alguns dados financeiros. Assim, é possível perceber, por exemplo, que os quatro homens do meio-campo das águias - Javi García, Ramires, Di María e Aimar - custaram o triplo das unidades a utilizar por Jesualdo Ferreira na zona intermediária.

É certo que nestas contas existem muitas variáveis, mas olhemos de forma pura e dura para os números. Quanto pagou o F.C. Porto na aquisição de cada um dos médios a alinhar no domingo? 9,3 milhões de euros, aproximadamente.

Os dragões investiram 720 mil euros em Fernando, 1 milhão em Guarín, 2,6 milhões em Raul Meireles e 5 milhões em Belluschi. A SAD das Antas adquiriu, numa primeira fase, apenas metade dos passes de Guarín e Belluschi.

Os números disparam na análise ao investimento efectuado pela direcção de Luís Filipe Vieira. Os direitos desportivos de Javi García e Ramires, chegados em 2009, totalizaram 14,5 milhões de euros; Pablo Aimar, em Lisboa desde o Verão de 2008, custou 6,5 milhões; Angel Di María, a fazer a terceira época na Luz, viu o Benfica pagar seis milhões ao Rosario Central por 80% do seu passe.

Entretanto, o F.C. Porto já assumiu a propriedade restante do passe de Guarín (por um valor não divulgado) e o Benfica pagou mais dois milhões por 20% de Angel Di María. Estes números não entram, contudo, nos nossos cálculo. Apenas levámos em linha de conta o investimento inicial.

Fernando é «uma bela aposta»; Aimar «não dá dinheiro»

O agente FIFA Jorge Manuel Mendes faz uma leitura curiosa dos registos. Fala, por exemplo, na situação concreta de Fernando. «A política do F.C. Porto é diferente. O Fernando chegou como um jovem desconhecido e é uma aposta ganha. Quadruplicou o seu valor, tal como o Raul Meireles, de resto. Quando saiu do Boavista não ostentava o estatuto que ostenta hoje em dia», diz ao Maisfutebol.

Jorge Manuel Mendes fala também sobre o caso de Aimar. «O Benfica não vai ganhar dinheiro com ele. É um excelente executante, sem dúvida, mas chegou à Luz já com uma idade adiantada. São opções. O clube pensou no imediato», refere o empresário.

Em relação a Belluschi - o mais caro investimento do F.C. Porto -, Jorge Manuel Mendes percebe a intenção da SAD azul e branca. «O Lucho saiu e era urgente encontrar alguém que chegasse e fosse de imediato uma mais-valia. Ele já estava na Europa, tinha experiência e parecia ter o perfil indicado. Não fez uma época fantástica, embora seja um bom jogador. Merece mais uma época no Porto.»

Hulk, Bruno Alves e Raul Meireles para estrangeiro ver

O Clássico do Dragão vai ser seguido com atenção pelos maiores clubes da Europa. Jorge Manuel Mendes entende, porém, que o diagnóstico sobre os jogadores de Porto e Benfica «já está feito», salvo raras excepções.

«O Hulk esteve muito tempo parado e pode beneficiar com uma boa actuação frente ao Benfica. Mas o Di María e o David Luiz, por exemplo, fizeram uma grande época e não vai ser uma má actuação a afrouxar o interesse alheio. O Bruno Alves e o Raul Meireles, que são negociáveis, podem também aproveitar este jogo para apaziguar um ano não tão bom.»

Meio-campo do F.C. Porto:

Fernando (contratado ao V.N. Goiás em Junho de 2007): 720 mil euros

Freddy Guarín (contratado ao St. Etienne em Junho de 2008): 1 milhão (50% do passe)

Raul Meireles (contratado ao Boavista em Julho de 2004): 2,6 milhões

Fernando Belluschi (contratado ao Olympiakos em ): 5 milhões (50%)

TOTAL: 9,3 milhões de euros

Meio-campo do Benfica:

Javi García (contratado ao Real Madrid em Julho de 2009): 7 milhões

Ramires (contratado ao Cruzeiro em Maio de 2009): 7,5 milhões

Di María (contratado ao Rosario em Julho de 2007): 5,5 milhões (80%)

Pablo Aimar (contratado ao Saragoça em Julho de 2008): 6,5 milhões

TOTAL: 26,5 milhões de euros