Nem os mais distraídos precisam de um aviso-extra. Todos sabemos que no domingo há um imperdível Benfica-FC Porto e que a luta pelo título português está mais quente do que nunca.

Ora, há outra coisa de que todos também temos consciência. A Liga portuguesa nem sempre é bem tratada por quem a consome. O escárnio, o maldizer e o elogio ao produto internacional fazem quase sempre parte de uma boa conversa de café.

Desta vez, porém, viemos fazer a defesa da nossa Liga.

Não há outro campeonato com um cenário tão apelativo como o nosso: poucas jornadas por disputar, os dois da frente separados por três míseros pontos e um confronto entre ambos ainda por folhear no calendário.

Como aperitivo extraordinário, há ainda a luta muito pessoal entre Jonas e Jackson Martinez pelo troféu de melhor marcador. O avançado do Benfica tem 16 golos, o colombiano leva 17. Outro dado: este Clássico pode gerar um impacto económico de 23 milhões de euros.
 

Brahimi, Gaitán e Danilo em luta no Clássico do Dragão

O Maisfutebol faz um retrato completo das cinco maiores ligas europeias (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) e a conclusão é simples: a Bundesliga e a Serie A estão praticamente decididas, a Premier League para lá caminha.

Só em Espanha e na França a dúvida assola a classificação. Mas com uma grande diferença em relação à normalmente tão maltratada Liga portuguesa: os candidatos ao título já não se voltarão a defrontar, não há Clássico com o rótulo de decisivo no horizonte.

Alargamos o nosso campo de análise a mais três campeonatos, em busca de jogos com o patamar de importância semelhante ao do Benfica-FC Porto. Mas não, nada, nem na Rússia (com André Villas-Boas muito perto de ser campeão), nem na Holanda (PSV já coroado), nem na Grécia (bravo, Vitor Pereira).        

Não há nada que se assemelhe ao próximo Benfica-FC Porto. Os dados estão aí para confirmá-lo.

ALEMANHA

. Bayern Munique lidera com 14 pontos de vantagem sobre o Wolfsburgo. Restam cinco jornadas (15 pontos por disputar) e os dois clubes já não se defrontam.

Classificação da Bundesliga

Melhores Marcadores: Alexander Maier (Eintracht Frankfurt), 19 golos ; Arjen Robben (Bayern), 17; Robert Lewandowski (Bayern), 16.   

ESPANHA

. Barcelona tem mais dois pontos do que o Real Madrid e sobram seis rondas por jogar. Os dois gigantes já se defrontaram duas vezes no campeonato: 3-1 em Madrid para o Real e 2-1 no Camp Nou para o Barça.

. O Atlético Madrid tem 69 pontos, menos oito do que o Barça. Os «colchoneros» ainda recebem os catalães na penúltima jornada, no fim-de-semana de 17 de maio.

Classificação da La Liga

Melhores Marcadores: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), 39 golos; Lionel Messi (Barcelona), 35; Antoine Griezmann (Atlético Madrid), 20.
 

Gareth Bale e Neymar no eterno Clássico do futebol espanhol

FRANÇA


. A cinco jornadas do fim, a luta pelo título está ao rubro. PSG e Lyon seguem ombro a ombro no comando, com 65 pontos, mas os parisienses têm menos um jogo (receção ao Metz). O Mónaco de Leonardo Jardim está seis pontos atrás, à espera de qualquer deslize.

. Os dois da frente já não se encontrarão no campeonato. No confronto direto, tudo igual: empate 1-1 em Lyon e em Paris.  

Classificação da Ligue 1


Melhores Marcadores:
Alexandre Lacazette (Lyon), 25 golos; Alan-Pierre Gignac (Marselha), 18; Zlatan Ibrahimovic (PSG), 17.

INGLATERRA


. A Premier League continua pintada de azul. O Chelsea e José Mourinho comandam com dez pontos de conforto sobre o Arsenal. Curiosamente, os dois clubes londrinos têm uma partida em atraso. Atrás dos gunners continua a dupla de Manchester, com o United à frente do City, a um e dois pontos do Arsenal, respetivamente.

. Na próximo domingo, 26 de abril, há um escaldante Arsenal-Chelsea. Mas os jogos grandes, os clássicos, não se ficam por aqui: Chelsea-Liverpool (10 de maio) e ManUtd-Arsenal (17 de maio) também são imperdíveis.

Classificação da Premier League


Melhores Marcadores:
Sergio Aguero (ManCity) e Harry Kane (Tottenham), 20 golos; Diego Costa (Chelsea), 19.

ITÁLIA


. A Juventus caminha rapidamente para o quarto título seguido. 15 pontos de vantagem sobre a Lazio e a AS Roma, as equipas da capital, com sete jornadas e 21 pontos em disputa. A Vecchia Signora
manda no calcio
.

. Lazio e Roma já fizeram todos os jogos contra a Juve nesta edição da Serie A.  

Classificação da Serie A


Melhores Marcadores:
Carlos Tevez (Juventus), 18; Jeremy Menez (Milan) e Mauro Icardi (Inter), 16. 
 

Imagem típica no futebol italiano: a Juventus a celebrar

GRÉCIA


. Vitor Pereira e o Olympiakos já garantiram mais um título para o gigante helénico. Faltam três jornadas e o PAOK Salónica (de Miguel Vitor e Ricardo Costa) tem 13 pontos de atraso.

Classificação da Super League


Melhores Marcadores:
Jerónimo Barrales (Asteras), 16 golos; Marcus Berg (Panathinaikos), Alejandro Domínguez (Olympiakos) e Konstantinos Mitroglou (Olympiakos), 13.  

RÚSSIA


. André Villas-Boas está muito perto de voltar a celebrar a conquista de um título. O Zenit tem oito pontos de vantagem sobre o surpreendente Krasnodar (de Izmaylov) a seis jornadas do fim. Os históricos de Moscovo estão todos mais para trás.

. O Zenit já não vai jogar contra o Krasnodar, mas ainda terá de defrontar o Spartak (fora) e o Lokomotiv (casa).

Classificação da Premier League


Melhores marcadores:
Hulk (Zenit), 12 golos; Solomón Rondón (Zenit), 11; Kevin Kuranyi (Dínamo), Roman Eremenko (CSKA) e Igor Portnyagin (Rubin Kazan), 10.  

HOLANDA


. O PSV já festejou o 22º título holandês do seu historial. A três jornadas do fim, o eterno rival de Amesterdão, Ajax, já está a 12 pontos. Outro histórico, o Feyenoord, segue a 21. O PSV interrompeu um ciclo de quatro campeonatos consecutivos do Ajax.  

Classificação da Eredivisie


Melhores marcadores:
Memphis Depay (PSV), 20 golos; Luuk De Jong (PSV), 19; Michiel Kramer (Den Haag), 16.