Rivalidade eterna, que extravasou as fronteiras e é acompanhada em todas as partes do globo. Já quase tudo se escreveu sobre o clássico dos clássicos, entre Real Madrid-Barcelona. A história está lá, apenas o momento muda. E agora, ele é favorável aos da capital em pontos. Como já não era desde o campeonato ganho por José Mourinho.

Barcelona e Real Madrid voltam a encontrar-se neste sábado para El Clásico. Será a 233. ª edição de uma rivalidade enciclopédica. O empate dos catalães no Anoeta, em San Sebástian, elevou a vantagem dos madrilenos para seis pontos. Portanto, se está a perguntar quando foi a última vez que o Clássico teve diferença igual ou maior, saiba que foi há…11 meses.

No último jogo entre as duas equipas, o Barça tinha 10 pontos à maior do Real Madrid. Os merengues venceram o jogo, porém, e a Liga terminou com os catalães a festejarem o título com um ponto a mais que o rival.

Mas se se estiver a questionar qual foi a última vez que o Madrid esteve com tamanha diferença pontual, e na primeira volta do campeonato, fique a saber que ela aconteceu em 2011/12.

José Mourinho era o treinador, os merengues tinham 40 pontos e o Barça 33. Curiosamente, os culés bateram o Real Madrid por 3-1, encurtaram a distância, mas seria o técnico português e os da capital a festejarem um título conhecido por Liga dos Recordes: 100 pontos e 121 golos. Inédito.

Como se vê pela imagem, muitas coisas mudaram desde que o Real Madrid esteve nesta situação

O efeito Zidane resultou para conquistar a Liga dos Campeões e está a ter impacto brutal no campeonato também. São já 25 jogos consecutivos de campeonato sem perder depois do dérbi de fevereiro com o Atlético, 32 em todas as competições. O recorde do clube são 34.

A boa tendência para o Barcelona

Das 232 vezes em que ambos os emblemas já se defrontaram, apenas em 56 ocasiões o fizeram com uma diferença pontual igual ou superior a cinco pontos.

Neste particular, analisado de forma mais ampla, a balança pende para o lado do Barcelona: ganha com mais frequência quando está cinco ou mais pontos atrás do Real.

Num cenário pontual semelhante àquele que se joga sábado, os dados são os seguintes: o Barça venceu 16 vezes, o Real Madrid 10. Depois de já ter perdido duas vezes na Liga, uma delas em casa, os culés vão à procura de recuperar pontos. E ânimo.

Então e Messi e Ronaldo?

Há muitos números a envolver o jogo dos jogos. E dentro desses, há os de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. A primeira pergunta normalmente é, quem marcou mais vezes? O quadro seguinte explica.

No entanto, quando se olha aos golos apontados em Camp Nou, verifica-se que desde que Messi e Ronaldo pisam o relvado do palco blaugrana ao mesmo tempo, e é neste que sábado o jogo se desenrola, o saldo é positivo para o português: Messi marcou cinco em casa, Ronaldo 10, em todas as competições. 

Há um total de 232 jogos. E o Real Madrid tem vantagem histórica em vitórias, referente ao total de encontros, ou seja, no somatório de encontros na capital espanhola e na Catalunha.

Se quer ver como são referentes apenas aos jogos na Cidade Condal, aqui ficam os dados. Hegemonia clara dos catalães, como seria de esperar.