Este é definitivamente um fim-de-semana de clássicos: este domingo, Benfica e FC Porto defrontam-se na Luz, no jogo grande que vale a liderança da Liga.
 
Em forma de aperitivo, FC Porto e Benfica defrontaram-se este sábado, em juniores, num jogo que decorreu no Olival e que os dragões venceram por 3-0.
 
A formação de António Folha adiantou-se no marcador aos 11 minutos, num livre lateral de Sérgio Ribeiro: a bola em forma de cruzamento saiu muito chegada à baliza, bateu no segundo poste e entrou. O guarda-redes Fábio Duarte parece mal batido...
 
Aos 40 minutos, o FC Porto chegou ao segundo golo, por Leonardo Ruiz: a jogada começa num cruzamento a meia altura, que Sérgio Ribeiro finaliza num remate acrobático, Fábio Duarte defende com dificuldades e o colombiano faz a recarga subtil para o fundo da baliza.

Leonardo Ruiz reafirmou-se desta forma como melhor marcador da fase final do campeonato de juniores, apontando o décimo golo em outros tantos jogos.

Já na segunda parte, Chidozie Awaziem fez o terceiro golo: a jogada começou num cruzamento para o segundo poste, Malte Johansen desviou para a zona de finalização e o lateral esquerdo finalizou também de cabeça para o fundo da baliza.

O FC Porto foi sempre melhor, de resto, teve sempre a posse de bola e ameaçou construir um resultado ainda mais gordo. Com o rapidíssimo e irrequieto Ruben Macedo em grande, os portistas iam constantemente levando perigo à baliza encarnada.

Já na parte final, o FC Porto quase fez o quarto golo, num cruzamento de Bruno Costa que Rui Pedro finalizou por cima da barra.

Com este resultado o FC Porto mantém o primeiro lugar da fase final do campeonato de juniores e segue embalada para o título, com 25 pontos. Em segundo lugar está o Gil Vicente, que venceu o Rio Ave por 1-0 e passou a somar 20 pontos.

Nesta 10ª jornada o Sporting venceu no terreno do U. Leiria por 2-1 e subiu ao terceiro lugar com 17 pontos. O V. Guimarães, que ganhou ao Nacional (1-0), é quarto, com 16 pontos, tendo também passado o Benfica, agora quinto com 15 pontos.
 
Ficha de jogo:
 
FC Porto: Gudiño; Fernando Fonseca, Diogo Verdasca, Malte Johansen e Agbenyenu; Awaziem e Moreto Cassamá (João Cardoso, 79m); Sérgio Ribeiro (Bruno Costa, 73m), Rui Moreira e Ruben Macedo; Leonardo Ruiz (Rui Pedro, 66m).
 
Benfica: Fábio Duarte; Hugo Santos, Ruben Dias, João Lima e Pedro Amaral; Pedro Rodrigues (Carlos David, 81m), José Gomes (Jesse Sekidika, 67m) e Alfa Esteves (Kevin Oliveira, 85m); Buta, Flávio Silva e Gonçalo Rodrigues.