[artigo actualizado]

Luis Moreno, jogador do Deportivo Pereira, está na mira das associações colombianas de defesa dos animais. O defesa panamiano pontapeou uma coruja que apareceu no relvado, durante um jogo com o Junior, e já há quem peça a sua expulsão do clube. O animal faleceu nesta terça-feira.

Há um dado importante na história: esta coruja tinha-se tornado um símbolo do Junior, pois parece que a equipa de Barranquilla nunca perdia quando o animal aparecia em jogos nocturnos. Daí que o pontapé de Moreno tenha gerado indignação, levando o jogador a emitir um comunicado: «Em meu nome e da minha família, quero pedir perdão a quem se sentiu ofendido com a minha atitude. Lamento as consequências desta acção que traiu o clube, que nos acolheu e deu a oportunidade de jogar no futebol colombiano, e aos adeptos. Espero que estas palavras cheguem com o mesmo sentimento com que as digo, a quem repudia este gesto ingrato. Como ser humano que comete erros, acatarei as medidas que forem tomadas.»

Luis Moreno prontificou-se a pagar os tratamentos da coruja. A ave não sofreu qualquer fractura e os veterinários até se preparavam para a devolver ao «habitat» natural, mas nesta segunda-feira sofreu uma recaída e morreu. A polícia ambiental já instaurou um processo.

O pontapé na coruja foi dado a cerca de quinze minutos do final do jogo. Na altura o Deportivo Pereira perdia por 2-1, resultado que se manteve até final. Luis Moreno justificou a acção com «momentos de máxima tensão», garantindo que a intenção era «apenas tirar o animal do campo».

Veja as imagens: