Leonel Alvarez foi confirmado esta sexta-feira como seleccionador da Colômbia de Falcao, Guarín e James, cargo que já ocupava, de forma interina, desde Agosto, depois da renúncia de Hernán Bolillo Gómez.

«Dá-me muitíssima alegria. Vamos por todas as nossas capacidades em benefício do objectivo fundamental que é voltar ao Mundial. É uma honra imensa», destacou Alvarez em reacção ao voto de confiança da federação.

O anterior seleccionador, Bolillo Gómez, renunciou em Agosto passado depois de ter agredido a mulher num bar de Bogotá. Desde então, Alvarez assumiu a condução da selecção e fez dois ensaios positivos em jogos partuclares: bateu as Honduras (2-0) e a Jamaica (2-0). Dois jogos que revelaram o goleador Teófilo Gutiérrez, avançado do Racing, que marcou três dos quatro golos nos dois jogos.

Leonel Alvarez começou por destacar-se como jogador. Foi campeão da Colômbia no America Cali (1992) e venceu a Taça Libertadores com a camisola do At. Nacional (1989), por sinal o primeiro troféu colombiano na competição. Já como treinador, foi campeão ao comando do Independiente Medellín em 2009.