A comissão independente que está a elaborar um estudo sobre o futebol europeu, presidida pelo ex-ministro José Luís Arnaut, reuniu-se esta quarta-feira com o G-14, representado pelo director-executivo, Thomas Kurth. Pinto da Costa também esteve presente, dado que o F.C. Porto é a única equipa portuguesa representada no grupo.
No encontro, que teve lugar numa unidade hoteleira de Lisboa, foram abordadas as reivindicações do grupo que reúne os maiores emblemas europeus. Recorde-se que o G-14 está em guerra aberta com a FIFA, pois pretende que os clubes sejam compensados financeiramente pela cedência de jogadores às selecções.
«O G-14 trouxe um conjunto de pontos que são públicos e as suas posições que tem defendido internacionalmente», explicou Arnaut à saída da reunião. Ainda assim, o ex-ministro fez questão de frisar a «neutralidade absoluta nesta matéria».
Na próxima sexta-feira José Luís Arnaut reúne-se com os secretários gerais da UEFA e FIFA, com o ministro inglês do desporto, Richard Caborn e ainda o secretário de estado espanhol do desporto, Jaime Lizaveski Diez.
A comissão presidida pelo ex-ministro português é uma iniciativa da presidência inglesa da União Europeia. Depois de se reunir com 52 entidades, o grupo de trabalho vai apresentar um estudo às várias instituições europeias e posteriormente a cada estado-membro.
«Fizemos um conjunto de auditorias e ouvimos todas as partes envolvidas no mundo do desporto e em particular no futebol europeu. Vou preparar um relatório onde faço o diagnóstico do actual estado do desporto europeu e do futebol em particular», explicou Arnaut.