Sérgio Conceição, treinador da Académica, no final da histórica vitória sobre o FC Porto, este sábado, em Coimbra:

«Penso que foi uma vitória justíssima. Talvez muitos não saibam, mas somos a segunda melhor defesa fora, e tinha, por isso, pedido aos jogadores essa mesma concentração e organização. A equipa esteve muito junta, fomos muito solidários. Foi um grande jogo contra uma equipa difícil, seria injusto se o penalti tivesse entrado. Em termos estratégicos e motivação não há grande coisa a fazer, e é sempre mais fácil organizar a equipa defensivamente, mas penso que estivemos bem também em termos ofensivos.

Sofrimento? Já viram alguém ganhar ao Porto sem sofrimento? Penso que fomos todos enormes, e o Ricardo faz parte da equipa, defendeu o penalti como já o fez anteriormente, e é, na minha opinião, um dos três melhores guarda-redes, como já disse várias vezes. Não me adianta voltar a este assunto, porque até o pode condicionar as escolhas para o Mundial.

[Voltou logo para o balneário no final… está chateado com o público?] O primeiro adepto da Académica sou eu. Sou sócio, fiz formação aqui, pode haver quem goste do clube como eu, mas mais do que eu duvido. Sou de Coimbra, fui formado aqui como disse, e sei que os adeptos olham e veem o momento. Não questionam se vieram 3 ou 4 jogadores da II Liga. Se o Djavan só é profissional há ano e meio, por exemplo. Como sabem os pormenores por vezes são fatais. Tenho consciência do plantel que tenho, assim como a direção. Foi uma grande exibição, mas não direi a melhor da época.

Estamos a cinco vitórias do nosso objetivo, que passa pela manutenção. Há três semanas, duvidavam de nós, não podemos agora ser os maiores. Somos aquilo que trabalhamos, temos um espírito fantástico, estamos a formar uma equipa competente, equilibrada, que sabe o que pode fazer.»