Maria Sharapova venceu este sábado o torneio de Roland Garros, em França, depois de ter batido na final a italiana Sara Errani em dois sets: 6-3 e 6-2.

A russa, que com a qualificação para o encontro decisivo já tinha garantido a subida à primeira posição mundial, venceu pela primeira vez o torneio parisiense e o quarto Grand Slam, depois de Wimbledon (2004), US Open (2006) e Austrália (2008).

Errani, 22ª cabeça de série, fez um torneio exemplar - tendo deixado pelo caminho, nas meias-finais, a australiana Samantha Stosur, vencedora de Wimbledon na última época, e finalista vencida em Paris, em 2010 -, mas não teve arte para superar a determinação de Sharapova, que desde cedo mostrou estar a atravessar o melhor momento de forma de sempre.

A russa arrecadou 1,250 milhões de euros pela vitória no torneio, o dobro de Errani. Sucede à chinesa Na Li, que ganhou em 2011, e inscreve o seu nome da lista de vencedores de Grand Slam, este ano, depois de Victoria Azarenka ter saído triunfante do Australian Open, em Melbourne. A bielorussa, afastada muito cedo em Roland Garros, perdeu a liderança do ranking WTA.

Sharapova foi número 1 apenas durante seis semanas, em 2005.