António Simões, antigo internacional português e glória do Benfica nas décadas de 1960 e 1970, vai presidir ao primeiro Conselho de Veteranos, órgão consultivo criado pelo Sindicato dos Jogadores que junta onze ex-futebolistas.

«Entre os objetivos deste órgão, para além do reconhecimento da memória coletiva e do contributo para a reflexão estrutural sobre o futebol, contam-se a promoção da identidade do jovem jogador português, o apoio aos jogadores mais carenciados e o envelhecimento ativo», lê-se no comunicado enviado às redações pelo sindicato.

Hilário, Eurico Gomes, Carlos Manuel, Paulo Futre, Carla Couto, Beto Severo, Nuno Gomes, Jorge Andrade, Simão Sabrosa e Hugo Viana juntam-se a António Simões, numa equipa que soma «626 presenças na Seleção principal e mais de 80 títulos nacionais ou internacionais».

A cerimónia da tomada de posse realiza-se na quinta-feira, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, e está agendada para as 12 horas. Além dos novos membros do Conselho de Veteranos, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, estarão presentes no evento.