A trágica notícia da morte da filha do português Marco Caneira fez surgir ao longo deste domingo gestos de solidariedade para com o jogador do Valência. O encontro entre o Osasuna e a equipa de Caneira esteve mesmo em risco de não se realizar, visto que, no Estádio El Sedar, tudo se soube pouco tempo antes do encontro começar, o que gerou de imediato um clima de consternação entre dirigentes, técnicos e jogadores.
Durante o jogo, que terminou empatado e sem golos, o rosto de Fábio Aurélio, espelhava o sentimento geral. Sentado no banco de suplentes, o defesa do Valência não conteve as lágrimas ao saber do sucedido.
No final do encontro, Javier Aguirre, treinador do Osasuna, manifestou o seu pesar pela morte da bebé de oito meses, que sofria de uma deficiência cardiorrespiratória. «Teria aceite a suspensão do jogo sem problemas, porque estamos a falar da perda de um ser humano. Não há dúvida que isto afectou os jogadores do Valência, porque este momento é terrível e a daqui aproveito para mandar um afectuoso cumprimento e os meus sentidos pêsames à família de Caneira, porque é um trágico acontecimento», disse o técnico mexicano.
Do Valência, apenas se ouviram palavras do presidente do clube, já que nem Cláudio Ranieri, técnico da equipa, nem os jogadores falaram após o jogo. «Estou abatido. Desde que tivemos conhecimento da triste notícia nem sequer nos conseguimos concentrar no jogo. Havia algo que se sobrepunha ao que se passava no campo. A minha vontade era estar ao lado de Caneira e da sua esposa e tenho muita vontade de estar em Valência», referiu Juan Bautista Soler.
O site oficial do Valência expressa a solidariedade do clube a Marco Caneira com um laço negro na primeira página. Por seu lado, a Federação Espanhola de Futebol também enviou os seus pêsames ao jogador português.
A Federação Portuguesa de Futebol, através do site oficial do organismo comunicou as seguintes palavras: «A Marco Caneira e à sua família, a Federação Portuguesa de Futebol e o seu Presidente, Gilberto Madaíl, endereçam as suas mais sentidas condolências.»
Esta noite, no programa Herman SIC, Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto dedicou o poema «A Vida», de António Nobre, a Marco Caneira.
Com apenas oito meses de idade, a filha mais nova do jogador português faleceu esta tarde no Hospital 9 de Outubro, em Valência. De acordo com as palavras do pediatra que confirmou o sucedido, foi vítima de morte súbita. A bebé «deu entrada com uma paragem cardiorrespiratória com ausência de movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos», explicou o médico.