A SAD do Benfica registou um resultado líquido de 12,23 milhões de euros entre julho e setembro últimos, valor que representa uma variação positiva de 11,5 milhões de euros face ao período homólogo anterior, em que se registaram 746 mil euros.

A SAD benfiquista adianta que a variação é explicada pela «melhoria dos resultados operacionais sem direitos de atletas, que apresentaram uma evolução positiva de oito milhões de euros». Os resultados operacionais sem direitos de atletas atingiram os 5,78 milhões de euros, contra um resultado negativo de 2,21 milhões de euros no período homólogo, evolução justificada pelo crescimento das receitas com a participação na Liga do Campeões e pela redução em 7,4 por cento dos gastos operacionais.

No mesmo relatório enviado à CMVM, o Benfica revela ainda que a liquidação do Benfica Stars Fund, no primeiro trimestre do exercício anterior, também influenciou a variação do resultado líquido: essa operação teve um impacto negativo de 5,9 milhões de euros no primeiro trimestre de 2014/15.

A negociação de direitos de atletas registou um resultado de 10,9 milhões de euros, ainda assim menos 14,5 por face ao primeiro trimestre do ano passado. Ainda segundo a SAD benfiquista, o resultado operacional total atingiu os 16,7 milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 58,3 por cento face ao período homólogo, no qual superou os 10,5 milhões de euros.

As transações de direitos de atletas, os quais se encontram deduzidos dos valores líquidos contabilísticos, superaram os 21,9 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 3,5 por cento face ao período homólogo, ganhos impulsionados, refere-se, pelas vendas de Ivan Cavaleiro e Lima.

O capital próprio consolidado da Benfica SAD atingiu um valor positivo a rondar os 13,4 milhões de euros a 30 de setembro de 2015, o que corresponde a uma melhoria de 12,8 milhões de euros.

Ainda no primeiro trimestre de 2014/15, a SAD encarnada reconheceu rendimentos no montante de 8,4 milhões de euros referentes a prémios distribuídos pela UEFA, face aos 3,7 do período homólogo anterior.

O comunicado salienta ainda que, já neste exercício fiscal, a Benfica SAD garantiu um valor total de 25 milhões de euros em prémios com a Liga do Campeões, que serão reconhecidos como rendimento no presente exercício, com término a 31 de dezembro.