O Sporting divulgou no jornal de clube os valores que ganhou e que gastou no mercado. Foram 7,6 milhões de euros em contratações, a que acrescem os valores pagos em comissões. E cerca de 10 milhões de euros ganhos com os nove jogadores que saíram em definitivo.

Os dados revelam que Téo Gutierrez foi o jogador por quem o Sporting mais pagou, 3,4 milhões de custo de aquisição e um valor de comissão que começa nos 340 mil euros mas tem mais 470 mil euros por cada época no colombiano em Alvalade. Como Gutierrez tem contrato até 2018 com mais um de opção, poderão ser no limite mais 2,2 milhões em comissões.

A seguir na lista surge Naldo, cuja contratação custou 3 milhões de euros. Bryan Ruiz custou 1,2 milhões de euros, ficando o Fulham ainda com direito a 10 por cento de mais valias de uma futura transferência.

Quanto a Aquilani, chegou a custo zero mas os leões pagaram um milhão de euros de comissão. Também o negócio de João Pereira implica uma comissão no valor de 5 por cento das remunerações do jogador, um valor não especificado.

Na lista não constam os valores relativos a Ciani, apenas uma referência ao facto de o jogador ter sido contratado a 18 de julho e ter saído a 17 de agosto para o Espanhol, ficando o Sporting com 25 por cento dos seus direitos económicos.

Quanto a Bruno Paulista, os leões colocam como clube de origem do jogador o Bahia, tal como comunicaram originalmente. Não há referência ao Recreativo Cáala, o clube angolano propriedade de António Mosquito cuja intervenção no negócio foi avançada por alegados documentos publicados pelo site recém-criado Football Leaks.

Sobre este assunto, fonte oficial do Sporting disse ao Maisfutebol que o clube tem uma parceria com o Recreativo Caála, a qual está «devidamente identificada em diversos documentos oficiais» e nomeadamente no relatório e contas. Defende a mesma fonte que António Mosquito é «parceiro de vários clubes no que respeita à compra de jogadores através do seu clube».

Quanto aos termos do negócio e à existência de um intermediário até agora não público, a posição dos leões é esta: «O Sporting reafirma a sua contestação à utilização de fundos mas sempre foi apologista do uso de parcerias financeiras claras, transparentes, legais e publicitadas oficialmente.»

Contas de mercado do Sporting, divulgadas pelo clube:

Contratações


Téo Gutierrez (River Plate): 3,4 milhões custo aquisição; 340 mil de comissão, mais 470 mil por época de contrato, no limite 2,2 milhões
Naldo (Udinese): 3 milhões; 10 mil euros comissão
Bryan Ruiz (Fulham) 1,2 milhões; 120 mil euros comissão; Fulham com 10 por cento mais valias futura transferência
João Pereira: referência apenas à comissão, no valor de 5 por cento das remunerações do atleta
Aquilani (Livre): 1 milhão comissão
Azbe Jug (Livre)
Bruno Paulista (EC Bahia), cedência temporária com direito de preferência

Saídas definitivas:

Cédric (Southampton): 5,5 milhões, mais 15 por cento mais valias futura transferência; 600 mil euros de comissão
Naby Sarr (Charlton): 1,999 milhões, mais transfer fee por objetivos, Sporting mantém 15 por cento do passe; 125 mil euros de comissão
Rabia (Al Ahly): 750 mil euros, Sporting mantém 15 por cento do passe; 10 por cento de comissão
Shikabala (Zamalek): 650 mil dólares, Sporting tem 15 por cento mais valias de futura transferência; 10 por cento de comissão
Rubio (Valladolid): 400 mil euros, Sporting tem 70 por cento mais valias de futura transferência
Enoh (Lokeren): 300 mil euros mais transfer fee variável de 50 mil euros, Sporting mantém 20 por cento passe
Betinho (Belenenses): 250 mil euros, Sporting mantém 60 por cento passe
Diego Capel (Génova): Transfer fee por objetivos, máximo 1,3 milhões de euros; Sporting mantém 50 por cento do passe
Wilson Eduardo (Sp. Braga): transferência sem valor, Sporting mantém 45 por cento do passe