Aí está a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Sobram quatro bilhetes para os oitavos e Benfica e FC Porto procuram agarrar dois deles, enquanto o Sporting joga pela qualificação para a Liga Europa.

Da penúltima jornada sairam 12 equipas apuradas. Mónaco, At. Madrid, Barcelona e Leicester já têm inclusivamente o primeiro lugar garantido, sendo Real Madrid, Borussia Dortmund, Arsenal, Bayer Leverkusen, Bayern Munique, Juventus, Manchester City e PSG as outras equipas já com presença assegurada nos oitavos.

Benfica, FC Porto e Sporting entram na última jornada a depender apenas de si para garantirem os objetivos. Ou seja, se ganharem águias e dragões estão nos oitavos e o Sporting continua na Europa. Mas há vários cenários sobre a mesa, com outros resultados que não a vitória.

As contas, grupo a grupo

Jogos da última jornada da fase de grupos

Terça-feira

Grupo A

Basileia-Arsenal, 19:45

PSG-Ludogorets, 19:45

PSG, 11 pontos; Arsenal, 11; Ludogorets, 2; Basileia, 2

PSG e Arsenal apurados, primeiro lugar em jogo. Os franceses têm vantagem no confronto direto, pelo que lhes basta vencer, ou fazer o mesmo resultado que os Gunners. De resto está em jogo o terceiro lugar no grupo, com o Ludogorets. A equipa búlgara onde está o português Vitinha também ganha no desempate com o Basileia, pelo que passa desde que não faça pior resultado que os suíços. No limite, até pode apurar-se para a Liga Europa com os dois pontos que tem nesta altura, o que seria absolutamente inédito.

Grupo B

Benfica-Nápoles,  19:45

Dinamo Kiev-Besiktas, 19:45

Nápoles, 8 pontos; Benfica, 8; Besiktas, 7; D. Kiev, 2

O único grupo onde estão por decidir os dois lugares de qualificação. O empate cedido ao cair do pano na Turquia na ronda anterior complicou as contas para o Benfica. Agora, uma vitória simples sobre o Nápoles garante o apuramento e de caminho o primeiro lugar. Mas outro resultado já abre vários outros cenários. Um empate na Luz qualifica o Nápoles, em vantagem com o Benfica no confronto direto, e deixa os «encarnados» eliminados se o Besiktas vencer. Mas o empate pode servir a Nápoles e Benfica, caso o Besiktas não vença. No caso do Benfica, que tem vantagem no confronto direto sobre os turcos, até a derrota serve, num cenário em que o Besiktas não ganhe. Por outro lado, o Besiktas também pode apurar-se com um empate, se o Benfica vencer o Nápoles, uma vez que tem vantagem sobre os italianos. Em caso de derrota do Besiktas em casa do já eliminado D. Kiev, apuram-se Nápoles e Benfica, seja qual for o resultado entre eles.  

Grupo C

Manchester City-Celtic, Esc, 19:45

Barcelona-Borussia Moenchengladbach, 19:45

Barcelona, 12 pontos; Manchester City, 8; B. MGladbach, 5; Celtic, 2

Tudo decidido, o Barcelona passa como primeiro no grupo, o Manchester City em segundo. O Borussia é terceiro e o Celtic diz adeus à Europa. Ainda assim num palco especial, a casa do Manchester City. Depois do surpreendente empate a três golos em Glasgow, os escoceses vão querer despedir-se com uma nota positiva, frente a um City bem menos tranquilo do que aquele que começou a época.

Grupo D

PSV Eindhoven-Rostov, 19:45

Bayern Munique-Atlético Madrid, 19:45

At. Madrid, 15 pontos; Bayern Munique, 9; Rostov, 4; PSV Eindhoven, 1

O At. Madrid ganhou o grupo e o Bayern Munique já está apurado. Mas ainda há objetivos no horizonte da equipa de Diego Simeone, nesta altura a única que pode terminar a fase de grupos só com vitórias. Para conseguir algo que, nas contas da UEFA, apenas seis equipas fizeram até hoje, os «colchoneros» precisam de vencer em Munique. Só jogaram uma vez no terreno do Bayern e foi na meia-final da época passada, numa segunda mão em que garantiram a presença na final depois de perderem por 2-1, uma vez que tinham ganho em casa por 1-0. O lugar na Liga Europa está de resto em aberto no duelo direto entre PSV e Rostov. Os russos só não se apuram se perderem.

Quarta-feira

Grupo E

Tottenham-CSKA Moscovo, 19:45

Bayer Leverkusen-Mónaco, 19:45

Mónaco, 11 pontos; Leverkusen, 7; Tottenham, 4; CSKA Moscovo, 3

O Mónaco de Leonardo Jardim, João Mourinho e Bernardo Silva chega tranquilo à última ronda, apurado e com o primeiro lugar garantido. E o Bayer Leverkusen também já está qualificado. No outro encontro decide-se o terceiro lugar e o Tottenham, em vantagem sobre o CSKA Moscovo, passa se não perder.

Grupo F

Legia Varsóvia-Sporting, 19:45

Real Madrid-Borussia Dortmund, 19:45

B. Dortmund, 13 pontos; Real Madrid, 11; Sporting, 3; Legia, 1

Olhos em Varsóvia, onde o Sporting tenta segurar a qualificação para a Liga Europa. Basta um empate aos leões, mas só uma vitória permite ao Sporting manter as hipóteses de ser um dos quatro melhores terceiros classificados e, portanto, cabeça de série para o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa.

Neste momento há cinco outros grupos onde ainda é possível que o terceiro termine abaixo do registo que o Sporting fará em caso de vitória, seis pontos. Ou melhor, quatro claramente e um outro muito dificilmente. No grupo do FC Porto, o Copenhaga já tem seis pontos e nesta altura claramente melhor diferença de golos, o primeiro critério. Portanto, se o Copenhaga acabar por entrar num desempate com o Sporting, seria preciso que na combinação da derrota dos dinamarqueses e da vitória dos leões a equipa de Jorge Jesus superasse uma desvantagem de cinco golos. Os grupos A, C, D e E são aqueles onde ainda pode haver um terceiro abaixo dos seis pontos, dependendo de diversas variáveis.

Real Madrid e Borussia Dortmund, ambos já apurados, discutem o primeiro lugar em confronto direto no Bernabéu. Vantagem para os alemães, mas uma vitória garante a liderança ao Real.  

Grupo G

FC Porto-Leicester, 19:45

Club Brugge-Copenhaga, 19:45

Leicester, 13 pontos; FC Porto, 8; FC Copenhaga, 6; Club Brugge, 0

O futuro do FC Porto na Liga dos Campeões decide-se em 90 minutos no Dragão, frente a um Leicester já tranquilo, apurado e com o primeiro lugar garantido. Uma vitória garante o apuramento da equipa de Nuno Espírito Santo, sem mais cenários. E no limite até uma derrota pode servir, caso o Copenhaga não vença na visita ao Club Brugge. Mas as coisas podem complicar-se. O Copenhaga tem vantagem no confronto direto, pelo que, se vencer e o FC Porto empatar, apura-se.

Caso caia para a Liga Europa, o FC Porto tem por outro lado já assegurado que será um dos quatro melhores terceiros, e portanto cabeça de série no sorteio.

Grupo H

Juventus-Dinamo Zagreb, 19:45

Lyon-Sevilha, 19:45

Juventus, 11 pontos; Sevilha, 10; Lyon, 7; D. Zagreb, 0

Juventus apurada, o Sevilha em vantagem na luta com o Lyon pelo segundo bilhete, com vários cenários a seu favor, mas não todos. Só uma vitória permite ao Lyon apurar-se, e mesmo assim teria de ser por um resultado melhor que um golo de diferença, uma vez que os espanhóis ganharam o jogo da primeira volta por 1-0.

Quanto ao primeiro lugar, será da Juve se ganhar, mas até pode consegui-lo perdendo, se o Sevilha não vencer.