Incrível e desta vez com Falcao como protagonista pela negativa. A Colômbia está fora da Copa América depois de perder com o Peru, no prolongamento do primeiro jogo dos quartos-de-final da prova (0-2). O avançado do FC Porto desperdiçou um penalty, cometido pelo leão Rodriguez, quando havia 0-0. Carrillo, também do Sporting, não jogou, e a surpresa chegou pelos pés de Lobatón.

Desde cedo se percebeu que a estratégia peruana mais de contenção. Daí que a iniciativa colombiana não tivesse surpreendido. Até porque os «cafeteros» estavam mais cotados antes do encontro. Num primeiro tempo sem grandes ocasiões de golo, a Colômbia mostrou no reatamento que tinha argumentos para ganhar.

O Peru ameaçou num primeiro remate, mas depois Moreno levou os colombianos para a frente, com um remate cruzado, que passou muito perto da baliza peruana. O mesmo Moreno, que esteve para vir para o Sporting, foi derrubado na área por Alberto Rodriguez, esse sim já confirmado em Alvalade.

Com ocasião soberana, Radamel Falcao avançou para o pontapé mais importante do encontro. Mas falhou, com um tiro que nem acertou na baliza de Fernandez, guarda-redes que antes dos 90 minutos ainda viu Moreno e Guarín acertarem na trave!

Assim, o jogo ia para prolongamento e duas falhas colombianas ditaram os golos peruanos. Primeiro, o guardião Martinez perdeu a bola num cruzamento. Lobatón apareceu e num tiro meteu a bola no fundo das redes. O tempo extra chegava ao intervalo com o Peru em vantagem.

Depois, numa reposição de bola de Martinez, a Colômbia perdeu a posse e Guerrero serviu Vargas para o 2-0. Duas bombas directas à baliza e aos corações colombianos, que na memória vão ficar com aquela grande penalidade desperdiçada por Falcao. E os dois erros do guarda-redes, já agora. O Peru joga agora com Argentina ou Uruguai, que se defrontam nesta madrugada, em partida que pode seguir no Maisfutebol.