O Peru conseguiu esta madrugada a sua primeira vitória na Copa América, batendo a Venezuela por 3-1, no jogo que completava a segunda jornada do Grupo A. Depois da vitória da Colômbia sobre a Bolívia (1-0), ao fim da noite, que permitiu aos detentores do troféu o apuramento para os quartos-de-final, o resultado desta madrugada deixa a Venezuela matematicamente fora da corrida, e o Peru, país organizador, a um pequeno passo da passagem à fase seguinte.
Depois do decepcionante empate com a Bolívia, no jogo de abertura, a selecção peruana não podia dar mais qualquer passo em falso, e liderada pela inspiração de Norberto Solano, chegou ao intervalo em vantagem, graças a um golo de Jefferson Farfan (34 m), o próximo reforço do PSV Eindhoven. Na segunda parte, Solano apontou o segundo e construiu o terceiro, concluído por Acasiete (72 m). Já perto do final, Margiotta apontou o golo de honra dos venezuelanos.
A vitória peruana, entretanto, ficou marcada por duas expulsões, com o capitão do Peru, Cláudio Pizarro, a ver o segundo amarelo aos 86 minutos, já depois de o venezuelano Miguel Vitali ter seguido mais cedo para os balneários (64 m).
Com este resultado, o Peru soma agora quatro pontos em dois jogos, e basta-lhe apenas um empate contra a Colômbia, na última jornada, para garantir o segundo lugar. Mas mesmo isso pode não ser necessário, dependendo do resultado da Bolívia diante da Venezuela, não esquecendo que os dois melhores terceiros são também repescados para os quartos-de-final.