A «Corrida dos Campeões» chega a Portugal no próximo ano, ao fim de duas décadas de existência. O Estádio do Dragão foi o espaço escolhido para receber uma das provas de automobilismo mais famosas do mundo, no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho.
A prova foi apresentada esta quarta-feira pelo antigo piloto Ni Amorim, presidente GNI Eventos, e contou com a presença de Frederik Johnsson e da antiga piloto de ralis Michéle Mouton, responsáveis da empresa fundadora do evento.
O acontecimento será dividido em quatro provas, entre as quais a Race of Champions Southern Europe Final que apurará o vencedor para a finalíssima da «Corrida dos Campeões» a realizar em Wembley, no final de 2009.
«O piloto vencedor poderá então correr com grandes nomes como Schumacher e Sebastien Loeb», disse Ni Amorim. No Dragão, refira-se, vão correr 16 pilotos, oito dos quais portugueses. O nome dos pilotos ainda não está definido.
«Tínhamos dez pedidos para realizar esta final sul-europeia e escolhemos o Porto porque tem um estádio lindo e porque os organizadores mostraram grande empenho», referiu Michèle Mouton. «Estamos ansiosos por criar um grande espectáculo».
A Corrida dos Campeões tem sido, de resto, um grande sucesso por onde passa, para o que muito contribuiu o formato da competição: a prova junta pilotos conhecidos a competir em igualdade de circunstâncias, ou seja, todos têm um carro igual.
No Dragão uma pista igual à de Wembley
O relvado do Dragão vai por isso dar lugar a uma pista de automobilismo precisamente igual à que em 2007 foi construída em Wembley. «Com muito asfalto e muitas pontes», garantiu Michèle Mouton. «Os espectadores portugueses vão ficar entusiasmados».
Aquela que é considerada a maior piloto de ralis de sempre pensa até voltar a conduzir. «Portugal é especial e por isso talvez volte a conduzir. Não é uma coisa normal, porque nunca conduzi numa Corrida de Campeões, mas por Portugal talvez o faça», disse.
Na apresentação estiveram presentes Angelino Ferreira e Eduardo Valente, administradores da PortoComercial e da PortoEstádio, que se congratularam com a realização da prova no Dragão. «Obrigado e bem-vindos a nossa casa», disse Angelino.
O F.C. Porto entrega o estádio à GNI Events para a realização desta Corrida dos Campeões, mas de acordo com Ni Amorim entrega-o já pronto. «A construção da pista é da responsabilidade do clube», disse, garantindo esperar 100 mil pessoas em dois dias.
Nos vídeos e fotos relacionados veja o que pode esperar-se o Dragão a partir do que aconteceu em Wembley.