A corrida que nem o photo-finish desempatou ficou resolvida nesta terça-feira, da forma mais inesperada. Jeneba Tarmoh, uma das duas atletas que tinham cortado a meta ao mesmo tempo na corrida dos 100 metros da qualificação norte-americana para os Jogos Olímpicos, desistiu de participar no desempate entre as duas que estava previsto para resolver o problema.
Jeneba anunciou a desistência num comunicado enviado pela sua agente à Federação de Atletismo dos Estados Unidos. «Decidi abdicar do meu terceiro lugar nos 100m a favor de Allyson Felix. Compreendo que com esta decisão já não vou correr os 100 metros nos Jogos Olímpicos e serei suplente. Como suplente sei que serei chamada a correr se outra atleta dos 100m decidir não correr por razões pessoais, e/ou nos 4x100m», diz a declaração de Tarmoh.
Não são claros os motivos que levaram Tarmoh a tomar esta decisão, depois de ter sido finalmente encontrado um entendimento sobre um caso que tem dado muito que falar desde a corrida original, a 23 de Junho.
Em causa estava o terceiro lugar. Carmelita Jeter foi a primeira, Tianna Madison a segunda e depois chegaram Jeneba Tarmoh e Allyson Felix. Tarmoh chegou a ser declarada vencedora, mas depois de levantadas dúvidas as imagens demonstraram que Felix, que é sua companheira de treino, tinha chegado exatamente no mesmo centésimo de segundo.
A partir daí começou a discussão sobre como iria decidir-se o terceiro lugar norte-americano em Londres 2012, sendo que os regulamentos da Federação não previam sequer a situação. Chegou a ser avançada a hipótese de lançar uma moeda ao ar, mas no domingo passado foi finalmente alcançada uma solução de compromisso. A corrida entre as duas estava marcada para o final da tarde de segunda-feira e até tinha transmissão prevista em direto na televisão.