Cristiano Ronaldo chegou, frente ao Lyon, à marca histórica de 100 golos com a camisola do Real Madrid. Em 105 jogos oficiais, Ronaldo tem uma média de 0,95 tentos a cada 90 minutos. Já Lionel Messi, que terça-feira chegou aos 202 golos pelo Barcelona, tem uma média de 0,70 por jogo (286).

Há 800 dias em Madrid, o primeiro golo de Ronaldo foi marcado a 29 de Agosto de 2009 frente ao Deportivo da Corunha, e desde aí o internacional português factura na grande maioria dos encontros em que alinha. Já 30 clubes diferentes foram buscar as bolas de Ronaldo ao fundo da baliza.

Em Espanha, segundo contas da «Marca», o adversário que a versão «merengue» de CR7 mais gosta é o Málaga, seguido do Getafe e do Villarreal. Em cinco confrontos frente à equipa malaguenha, Ronaldo marcou por dez vezes; ao vizinho Getafe apontou oito tentos em apenas quatro embates; e ao «submarino amarelo» o avançado já marcou por sete vezes em nove jogos.

O Barcelona revela-se o rival mais difícil de bater. Em doze jogos disputados contra a equipa «blaugrana» o avançado «blanco» só marcou três golos, todos durante a época passada, quando se defrontaram para a Liga espanhola, Taça do Rei e Liga dos Campeões.

Na Europa são as equipas francesas as mais afectadas pela veia goleadora do português. O Olympique de Marselha, em dois confrontos, encaixou quatro golos, o Olympique de Lyon em seis jogos levou três tentos ¿ dois deles esta quarta-feira. O holandês Ajax entra também no top 3, com três golos sofridos em três embates.

Com mais este feito, Ronaldo ultrapassa em eficácia os maiores goleadores da história do Real Madrid. A lenda Di Stéfano apontou 304 golos em 392 encontros; Puskas 238 em 262; Santillana 288 em 645; Hugo Sánchez 208 em 281; o brasileiro Ronaldo 104 em 177; e Raúl 323 em 740.

Na época passada Cristiano Ronaldo já tinha ultrapassado a marca do mexicano Hugo Sánchez, máximo goleador «merengue» na Liga espanhola com 39 golos numa só temporada, e por isso recebeu o prémio de Pichichi entregue pelo jornal «Marca» que lhe atribuiu 41 golos: mais um do que a própria Liga, por causa do tal golo atribuído a Pepe e que Cristiano Ronaldo também reclama como seu.

Nesta sexta-feira, Cristiano Ronaldo receberá da UEFA a Bota de Ouro pela marca histórica do ano passado, quando foi o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Há três anos Ronaldo já tinha recebido a mesma distinção por ter marcado 31 golos ao serviço do Manchester United.

Veja alguns dos melhores golos de CR7 em Madrid: