O membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Erkki Liikanen, afirmou que a economia global já atravessou o pior e os próximos meses vão ser decisivos para saber se a economia da Zona Euro já bateu no fundo, noticia a Bloomberg.

Krugman diz que recessão já bateu no fundo



«O segundo semestre vai mostrar se a Zona Euro já passou o pior da crise», afirmou Liikanen, que também dirige o Banco da Finlândia, numa entrevista à televisão finlandesa YLE TV1. «Há sinais de que a queda livre já acabou», salientou.

Indicadores económicos mostram recuperação da Europa

Os recentes indicadores económicos têm mostrado sinais de que a Europa está a começar a sair da sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

As exportações alemãs assistiram, no mês de Junho, à maior subida em quase três anos e as encomendas às fábricas tiveram o maior aumento em dois anos. A confiança dos investidores europeus aumentou para menos 17 pontos em Agosto, atingindo o nível mais alto em 12 meses, segundo o índice alemão Sentix.



O BCE manteve, a 6 de Agosto, a sua taxa de juros de referência a um valor mínimo recorde de 1 por cento, uma forma de fazer o crédito fluir novamente para ajudar à recuperação.

«Parece que os sinais positivos mais fortes chegam dos mercados financeiros: os preços das acções subiram, os prémios de risco caíram, as taxas de mercado estão mais baixas», disse Liikanen. «Tudo isto é um sinal de que os mercados recuperaram para o seu estado pré-Lehman».